Annegret Kramp-Karrenbauer é a sucessora de Merkel à frente da CDU

A nova líder do partido democrata-cristão da Alemanha mantém uma relação próxima com Angela Merkel. Esta escolha sinaliza uma continuidade nas políticas do partido.

O partido democrata-cristão da Alemanha, CDU, já escolheu a sucessora de Angela Merkel. Annegret Kramp-Karrenbauer, que mantém uma relação próxima da antiga líder, foi a eleita.

Kramp-Karrenbauer, de 56 anos, recebeu 517 dos 999 votos dos delegados da CDU presentes, naquela que era a segunda volta das eleições. A política é conhecida pela capacidade de fazer alianças com os outros partidos, tendo liderado uma coligação tripartida no estado do Sarre. Era também, desde fevereiro, secretária-geral da CDU.

A nova presidente do partido tem um estilo semelhante ao de Merkel, tornando possível a continuidade do legado da chanceler alemã, de acordo com a Reuters (acesso livre). Na corrida estava também o antigo rival de Merkel, Friedrich Merz, que iria representar uma mudança na direção da CDU.

A Alemanha pode, assim, ter uma segunda chanceler feminina, mas apenas daqui a três anos. Apesar de ter abandonado a liderança do partido, Merkel mantém-se como chanceler até 2021, e não se irá recandidatar. Nessa altura, será possível perceber se a nova líder da CDU irá também suceder como chefe do governo alemão.

(Notícia atualizada às 16h50)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Annegret Kramp-Karrenbauer é a sucessora de Merkel à frente da CDU

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião