Há 47 pré-avisos de greve até ao final do ano

  • ECO
  • 10 Dezembro 2018

Greve atrás de greve. Está a subir de tom a contestação dos funcionários públicos que, até ao final do ano, colocaram mais 47 pré-aviso de paralisação.

Está a ser um final de ano marcado por muitas greves. E vêm aí mais. Até ao final do ano, há 47 pré-avisos de greves em 11 áreas da administração pública, desde a justiça aos hospitais, passando pela inspeção das pescas, revela o Público (acesso condicionado). Setor da saúde será o mais afetado.

Tendo em conta todos os pré-avisos, compilados pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público, até fim de dezembro não haverá um único dia sem paralisações.

Em termos de comparação, este número de pré-avisos mais do que triplica os registados em igual período do ano passado. Em 2017 houve apenas 15 greves, sendo que a grande diferença reside na agitação provocada pelos enfermeiros e professores.

O setor da saúde será o mais afetado pelas paralisações. Há greves dos trabalhadores dos hospitais EPE, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica.

Continuarão também as greves dos educadores de infância e ensino básico e secundário (à componente não lectiva), a que se junta a dos guardas prisionais (15 de dezembro a 6 de Janeiro), funcionários judiciais, bombeiros de 23 autarquias (desde Lisboa, Porto a Funchal ou Faro) e trabalhadores da Câmara de Oeiras. Isto além das greves setoriais dos registos e notariado.

O Público nota que há duas paralisações que podem vir a afetar as férias de Natal e Ano Novo dos portugueses. Um dos sindicatos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, o Sindicato dos Inspectores de Investigação, Fiscalização e Fronteiras, e duas empresas privadas
de segurança vão fazer greve no fim do mês, comprometendo as ações de fiscalização nos aeroportos nacionais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há 47 pré-avisos de greve até ao final do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião