Hoje nas notícias: Multas, reformados e fuga no PSD

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Um problema informático que dura há um ano está a impedir o Fisco de cobrar as multas passadas a quem foi apanhado em transportes públicos sem bilhete, conta o Jornal de Notícias esta terça-feira. No Público, o destaque vai para o pagamento de um bónus aos trabalhadores da Função Pública que já estão em idade de reforma mas optem por continuar a trabalhar. Nota também para a saída de dois militantes de de peso do PSD, em desacordo com Rui Rio, e ainda para o imbróglio causado pela auditoria do Tribunal de Contas ao Parlamento. Destaque final para o decreto-lei que dá mais tempo aos intermediários de crédito.

Fisco incapaz de cobrar multas nos transportes

A Autoridade Tributária (AT) está incapaz de cobrar as multas passadas a quem anda nos transportes públicos sem bilhete. Em causa está uma falha informática com um ano, que faz com que os autos não cheguem às Finanças. Desde o início deste ano, mais de 60 mil pessoas em Lisboa e no Porto foram apanhadas em transportes públicos sem título de transporte válido e cerca de 80% das multas passadas no último ano estarão por liquidar.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).

Reformados a trabalhar no Estado não vão perder dinheiro

Os trabalhadores da Função Pública com mais de 70 anos que ainda se mantenham no ativo vão passar a receber, além do salário a que têm direito, um bónus para compensar a diferença entre o vencimento e o valor da pensão. Assim, não perderem dinheiro se tiverem a oportunidade de se manterem em funções. Apesar da medida, prevista num projeto de diploma apresentado aos sindicatos na semana passada, os funcionários públicos vão continuar a ser obrigados a pedir a reforma quando completam 70 anos, ainda quem em casos excecionais, o Governo possa autorizá-los a manterem-se no ativo mesmo depois dessa idade.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

PSD perde líder histórico. Outro ex-líder da JSD adere à Aliança

Virgílio Costa, ex-líder do PSD-Braga, que foi vice-presidente da bancada do partido quando Luís Filipe Menezes era presidente, desfiliou-se do PSD, o partido fundado por Pedro Santana Lopes. O destacado dirigente social-democrata era militante há mais de 40 anos e sai em desacordo com a linha política do atual presidente, Rui Rio. Já Jorge Nuno de Sá, antigo líder da JSD, saiu ainda no verão de 2017 e vai agora juntar-se ao partido de Santana Lopes, o Aliança, onde garante ter encontrado aquilo que procurava no PSD e não encontrou.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Deputados podem ter de alterar declaração de rendimentos

O Tribunal de Contas (TdC) concluiu que as despesas de transporte dos deputados em 2017 podem ser consideradas “rendimentos do trabalho”, o que poderá fazer com que os parlamentares tenham de corrigir as respetivas declarações de rendimentos. No entanto, o Fisco recusa-se a explicar como poderá atuar junto dos parlamentares face a esta situação, que foi denunciada numa auditoria às contas da Assembleia da República (AR) relativas a 2017.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Governo dá mais sete meses aos intermediários de crédito

Os intermediários de crédito vão ganhar alguns meses para obterem “luz verde” do regulador. Isto porque o Governo se prepara para aprovar, na próxima semana, em Conselho de Ministros, o decreto-lei que alarga o prazo para a obtenção de autorização para 31 de julho de 2019. Com este decreto-lei, os intermediários de crédito que façam o seu pedido de registo junto do Banco de Portugal até 31 de dezembro terão depois mais sete meses para continuar a exercer a sua atividade. Depois de entregue o pedido, o supervisor terá um prazo máximo de 90 dias para decidir se concede ou não a autorização solicitada.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Multas, reformados e fuga no PSD

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião