Portugal é o segundo país da Europa que mais gasta em proteção social com idosos

Os países da União Europeia gastaram, em média, 28,2% do PIB em proteção social no ano de 2016. Portugal fica abaixo desta média.

Portugal está abaixo da média europeia no que toca a gastos do Estado com a proteção social, mas há uma área onde é dos que mais gasta: é o segundo país da União Europeia que apresenta os maiores gastos com idosos, que representam mais de metade da despesa total com proteção social em Portugal.

Os dados são relativos a 2016 e foram publicados, esta quarta-feira, pelo Eurostat, que dá conta de que, nesse ano, os países da União Europeia gastaram, em média, 28,2% do PIB em proteção social. Este valor fica ligeiramente abaixo das despesas que tinham sido registadas em 2015 (28,4% do PIB) e em 2014 (28,3% do PIB).

Entre os 28 países do espaço comunitário, há nove que gastam acima da média com proteção social. França é o que mais gasta, com uma despesa de 34,3% do PIB, seguindo-se Finlândia, Dinamarca, Áustria, Bélgica, Itália, Suécia, Holanda e Alemanha.

Despesa dos Estados-membros da União Europeia em proteção social, em percentagem do PIB.Eurostat

Portugal fica abaixo da média europeia, com uma despesa de 25,2% do PIB em proteção social, apresentando também um ritmo de queda destas despesas mais acelerado do que no resto da Europa. Deste total, 57,9% é gasto em proteção social de idosos. Este é segundo valor mais elevado da Europa, ficando atrás apenas da Grécia, que gasta com idosos 65,1% da despesa total com proteção social.

Em sentido contrário, nas restantes áreas da proteção social, Portugal fica sempre abaixo da média europeia.

No caso da despesa com habitação e exclusão social, é mesmo dos que menos gasta: só 1% da despesa de Portugal em proteção social é destinada à habitação social, o terceiro valor mais baixo da União Europeia, só atrás da Grécia e da Polónia e a par de Itália.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal é o segundo país da Europa que mais gasta em proteção social com idosos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião