Receio de desaceleração económica global castiga Wall Street

As principais bolsas norte-americanas estão em queda após a divulgação de dados económicos na Europa e China, que sinalizam um possível travão no crescimento económico.

As principais bolsas norte-americanas abriram em queda a última sessão de uma semana que tem sido de volatilidade e dificuldades em manter ganhos. Dados económicos mais fracos na Europa e na China aumentaram os receios de que o ciclo expansionista esteja próximo do fim. O setor automóvel está em destaque.

O PMI Compósito da Zona Euro, publicado esta sexta-feira, revelou que a atividade empresarial na região expandiu ao ritmo mais lento em quatro anos, em parte devido aos protestos contra o Governo, em França. Na China, as vendas a retalho mensais cresceram o mínimo em 15 anos e a produção industrial subiu ao ritmo mais baixo em três anos.

A somar-se aos dados internacionais, uma nova sondagem realizada pela agência Reuters indica que o risco de uma recessão nos próximos dois anos, nos EUA, subiu para 40%.

Neste cenário, Wall Street abriu no vermelho. O índice industrial Dow Jones perde 1,08% para 24.332,65 pontos, enquanto o financeiro S&P 500 recua 0,95% para 2.625,43 pontos e o tecnológico Nasdaq desvaloriza 1,17% para 6.987,49 pontos.

No setor automóvel, as vendas na Europa caíram pelo terceiro mês consecutivo, em resultado do travão na produção por causa dos testes mais exigentes às emissões de gases poluentes para a atmosfera. No entanto, o mercado norte-americano está a beneficiar do anúncio da China de que irá suspender a partir de 1 de janeiro e por três meses as sobretaxas aduaneiras impostas aos veículos importados dos Estados Unidos, no âmbito da trégua comercial decidida pelos dois países.

As ações da Ford valorizam 1,47% para 8,62 dólares por ação, enquanto a General Motors sobe 1,28% para 35,56 dólares e a Fiat-Chrysler ganha 0,34% para 14,01 dólares.

No mercado cambial, a moeda norte-americana corrige após a queda da última sessão e aprecia-se 0,63% contra o euro para 1,1289 dólares. A yield das Treasuries a 10 anos caem 2,36 ponto para 2,8895%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Receio de desaceleração económica global castiga Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião