Ministro da Administração Interna abre inquérito urgente a queda de helicóptero

Eduardo Cabrita ordenou a abertura de um inquérito urgente ao funcionamento dos mecanismos de alertas em relação ao acidente que envolveu o helicóptero do INEM e que vitimou quatro pessoas.

O ministro da Administração Interna determinou à Autoridade Nacional de Proteção Civil a abertura de um inquérito técnico urgente ao funcionamento dos mecanismos de reporte da ocorrência e de lançamento de alertas em relação ao acidente que envolveu o helicóptero do INEM e que vitimou quatro pessoas.

Tal foi dado conta através de um comunicado enviado às redações. “O Ministro da Administração Interna determinou à Autoridade Nacional de Proteção Civil a abertura de um inquérito técnico urgente ao funcionamento dos mecanismos de reporte da ocorrência e de lançamento de alertas em relação ao acidente que envolveu o helicóptero do INEM e que vitimou quatro pessoas”, dá conta essa nota.

Este anúncio surge no seguimento da queda do helicóptero do INEM neste sábado ao ao final do dia, que provocou a morte dos quatro ocupantes.

Para além da gravidade do ocorrido, surgiram logo questões relacionadas com o atraso com que a informação sobre essa queda chegou às autoridades. A queda que terá acontecido por volta das 18h30 só chegou ao conhecimento da Autoridade Nacional de Proteção Civil já depois da 20h00.

Já a empresa que gere a navegação aérea (NAV) dá nota das dificuldades em contactar com os CDOS. Diz que alertou meia hora após a perda de contacto com o helicóptero do INEM, entidades como a Proteção Civil e a Força Aérea para a falha de comunicação com o aparelho.

Segundo a NAV, à 19:40 foi avisada a Força Aérea Portuguesa, “que é quem ativa a busca e salvamento”, 20 minutos depois de terem sido contactados os CDOS do Porto, Braga e Vila Real, que “não atenderam”.

Este é o acidente aéreo mais grave ocorrido este ano em Portugal, elevando para seis o número de vítimas mortais em acidentes com aeronaves desde janeiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministro da Administração Interna abre inquérito urgente a queda de helicóptero

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião