Metade do crédito ao consumo já é contratado diretamente na loja
Contratos de empresas com grandes cadeias de distribuição asseguram a venda dos produtos e, simultaneamente, o crédito para os comprar.
As entidades financeiras especializadas estão a “roubar” negócio à banca. Isto porque metade do crédito ao consumo já é contratado diretamente nas lojas, escreve esta terça-feira o jornal Público (acesso condicionado). O crescimento é explicado pelos acordos destas empresas com as grandes cadeias de distribuição, que asseguram ao mesmo tempo a venda dos produtos e do crédito para os comprar.
De acordo com o Relatório de Estabilidade Financeira de dezembro do Banco de Portugal, o peso dos sete maiores bancos nas novas operações de crédito a particulares é cerca de 50%, o que compara com cerca de 90% nos outros segmentos. A publicação explica que as pessoas optam por fazer já metade dos contratos de crédito nos pontos de venda dos produtos ou serviços, o que retira muitas vezes aos consumidores a compreensão de todas as condições dos empréstimos.
Adianta ainda que uma parte substancial das novas operações de crédito ao consumo é feita por instituições pertencentes a grupos internacionais.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Metade do crédito ao consumo já é contratado diretamente na loja
{{ noCommentsLabel }}