Umas atrás das outras. Facebook terá partilhado mensagens privadas dos utilizadores com empresas como Netflix e Spotify

Documentos internos mostram que a rede social permitiu que empresas como a Microsoft, Netflix e Spotify acedessem aos dados (e mensagens privadas) dos utilizadores do Facebook.

Enquanto o Facebook proclamava que estava no caminho para construir um muro de privacidade e segurança, abria, ao mesmo tempo, uma brecha para alguns gigantes tecnológicos. Que o digam empresas como a Microsoft, Netflix, Spotify e Yahoo, que recebiam os dados dos utilizadores da rede social liderada por Mark Zuckerberg, de acordo com os documentos obtidos pelo The New York Times (acesso livre, conteúdo em inglês).

O mais surpreendente é que estas e outras empresas tiveram, ainda, acesso aos conteúdos do Messenger do Facebook. Ou seja, puderam aceder às mensagens privadas dos utilizadores desta rede social, conseguindo não só ler, como também escrever novas mensagens ou apagar outras.

Contudo, nem o Spotify nem a Netflix confirmaram este acesso específico, dizendo que não sabiam que tinham essa permissão.

“Ao longo dos anos, procuramos diversas formas de tornar a Netflix mais social. Um exemplo disto foi uma funcionalidade que lançámos em 2014, que permitia aos subscritores recomendar séries e filmes aos seus amigos do Facebook através do Messenger ou da Netflix. Nunca foi muito popular pelo que nós descontinuámos essa funcionalidade em 2015″, explicou a Netflix ao ECO.

“Em nenhum momento nós acedemos às mensagens privadas das pessoas no Facebook, nem pedimos permissão para tal”, acrescentou.

Não se pode dizer que o Facebook tenha vendido dados, mas sim estabelecido relações de troca de dados. E com mais de 150 empresas. “Estes acordos, alguns assinados antes de 2010, estavam todos ativos em 2017”, escreve o jornal norte-americano. “Alguns ainda estavam em vigor este ano, inclusive”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Umas atrás das outras. Facebook terá partilhado mensagens privadas dos utilizadores com empresas como Netflix e Spotify

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião