Aga Khan compra terrenos a ex-BPN para construir academia. Será a primeira do líder dos ismaelitas na Europa
A comunidade ismaelita, que tem Aga Khan o seu líder, comprou um terreno em Oeiras, perto da zona do Taguspark, por quatro milhões de euros. O negócio foi feito com a Parvalorem.
Já se sabia que Oeiras era a localização escolhida pela Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN) para instalar uma academia, a primeira na Europa. Agora, o interesse confirmou-se. A comunidade ismaelita, que tem Aga Khan o seu líder, comprou um terreno em Oeiras, perto da zona do Taguspark, por quatro milhões de euros.
De acordo com o Jornal de Negócios (acesso pago), o negócio foi feito com a Parvalorem, a entidade estatal que ficou com os despojos considerados tóxicos do antigo Banco Português de Negócios (BPN).
O Público já tinha avançado que o investimento na academia Aga Khan deverá ser superior a 80 milhões de euros. Trata-se de uma escola vocacionada para crianças entre os 5 e os 17 anos, num projeto de ensino tido como de excelência, com turmas pequenas e professores de várias nacionalidades.
“Sabemos que enfrentamos um futuro desafiante, mas à medida que olhamos para estas exigências, o Imamat Ismaili fortalecer-se-á a partir do nosso sentido permanente de parceria contínua, com o povo e com o Governo de Portugal”, disse Shah Karim al Hussaini, o príncipe Aga Khan, quando esteve no Parlamento português, depois de ter escolhido o país para o encerramento das comemorações dos 60 anos como líder ismaelita.
Quanto à escritura pública do contrato de compra e venda entre a Parvalorem e o Imamat Ismaili, a data está definida: próximo dia 11 de janeiro, mais tarde do que o inicialmente antecipado, que era o final deste ano.
Na verdade, há vários anos que a Rede AKDN procurava terrenos para este projeto em terras lusitanas. A academia chegou a estar prevista para um terreno de 30 hectares em Cascais, que, porém, não avançou, muito por causa de um abaixo-assinado que denunciava o excesso de urbanização da zona do Guincho.
Com a escolha de Oeiras, e se tudo correr bem, Portugal tornar-se-á o primeiro país europeu a acolher uma Academia Aga Khan, cuja abertura de portas está prevista para daqui a dois ou três anos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Aga Khan compra terrenos a ex-BPN para construir academia. Será a primeira do líder dos ismaelitas na Europa
{{ noCommentsLabel }}