Facebook está a criar uma moeda virtual para o Whatsapp

  • Guilherme Monteiro
  • 21 Dezembro 2018

A rede social de Mark Zuckerberg está a desenvolver uma moeda digital própria que poderá ser transferida entre os utilizadores do Whatsapp.

O Facebook já teve uma moeda virtual. Era a Facebook Coin, utilizada para compras nos jogos populares de então, como o Farmville. Foi em 2009, tendo durado apenas dois anos. Agora, quase uma década depois, a rede social prepara-se para fazer uma nova tentativa, estando a preparar-se para avançar com uma nova divisa através do Whatsapp.

De acordo com a Bloomberg, que cita fontes próximas da empresa não identificadas, Mark Zuckerberg está a trabalhar num plano para o lançamento de uma stablecoin baseada na tecnologia blockchain. Este tipo de moeda virtual diferencia-se das restantes pela menor volatilidade já que o seu valor estará indexado ao do dólar norte-americano.

Ainda sem data prevista de lançamento, a ideia do Facebook é que esta moeda fique disponível através da popular aplicação de mensagens, o Whatsapp. E, numa primeira fase, rede social deverá concentrar-se no mercado indiano, já que é lá que tem o maior número de utilizadores. Só na Índia o Whatsapp tem mais de 200 milhões de utilizadores dos 2,5 mil milhões espalhados por todo o mundo.

Os primeiros sinais de que os serviços financeiros do Facebook poderiam vir a apresentar mudanças começaram a surgir em 2014 quando o antigo presidente do Paypal, David Marcus, foi contratado pela rede social. Em maio deste ano, Marcus tornou-se chefe das iniciativas de blockchain da empresa. O Facebook tem feito ainda várias contratações e, de acordo com títulos de funcionários no Linkedin, 40 pessoas integram agora a equipa de Blockchain.

“Como muitas outras empresas, o Facebook está a explorar novas maneiras de aproveitar o poder da tecnologia blockchain”, disse um porta-voz da empresa em comunicado. “Esta nova equipa está a testar muitas aplicações diferentes. Não temos mais nada para partilhar.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Facebook está a criar uma moeda virtual para o Whatsapp

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião