Euronext quer comprar bolsa da Noruega por 625 milhões de euros

Negócio ainda não está garantido, mas a gestora de bolsas de valores (incluindo a portuguesa) tem o apoio de 49,6% dos acionistas da Oslo Børs.

A Euronext abordou a bolsa norueguesa, a Oslo Børs, para a aquisição dos ativos por 625 milhões de euros. O anúncio foi feito em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e a gestora de índices acionistas sublinha que não há obrigação por parte dos noruegueses de aceitarem a proposta, mas também que tem já o apoio de acionistas representantes de 49,6% do capital.

O montante da oferta representa um prémio de 32% face ao preço de fecho de dia 17 de dezembro e de 34% em relação à média de preço das ações dos últimos três meses. “A oferta da Euronext fica sujeita a certas condições, incluindo um período curto de due diligence, um limite mínimo de aceitação de 50%, aprovações regulamentares e um voto favorável dos acionistas da Euronext”, sublinha a empresa.

Caso a oferta seja aceite, aumenta o número de países cujas bolsas são geridas pela Euronext para sete. Atualmente, este grupo inclui a Irlanda, a Bélgica, França, Holanda, Reino Unido e Portugal.

“A Euronext acredita firmemente que o posicionamento estratégico e competitivo único da Oslo Børs VPS, incluindo uma posição de liderança global em derivados de marisco e uma profunda experiência nos serviços petrolíferos e navegação, fortaleceria ainda mais a posição da Euronext como a infraestrutura de mercado líder para o financiamento do real da economia na Europa”, acrescenta a Euronext.

Esta transação, se concluída, irá seguir-se à recente aquisição da bolsa da Irlanda pela Euronext em março deste ano, em linha com a estratégia do grupo de aquisições com vista ao reforço do mercado pan-europeu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Euronext quer comprar bolsa da Noruega por 625 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião