Revista de imprensa internacional

O crescimento da economia chinesa está a abrandar, tendo registado o nível mais baixo desde há quase 30 anos. Por Londres, o preço das casas também cai para mínimos, por sua vez de três anos e meio.

O crescimento da economia chinesa está a abrandar, tendo registado o nível mais baixo desde há quase 30 anos. As tensões comerciais com os EUA são um dos fatores que pressiona o desempenho da economia do país. Por Londres, o preço das casas também cai para mínimos, por sua vez de três anos e meio, com receios pelo desenvolvimento do Brexit a pesar nas decisões dos proprietários. O que não está a cair é a riqueza dos multimilionários, que cresceu 12% no último ano. Os salários dos líderes dos grandes bancos americanos também têm vindo a aumentar, a um ritmo mais rápido do que os seus funcionários. Veja estas e outras notícias que marcam a atualidade internacional.

CNBC

Economia chinesa cresceu ao ritmo mais lento em 28 anos

A segunda maior economia do mundo está a abrandar. O PIB chinês cresceu 6,6% em 2018, no que foi o ritmo mais lento desde 1990. Na base destes resultados estão os baixos níveis de investimento e de confiança dos consumidores, bem como as exportações. A pressionar a economia chinesa estão também as tensões comerciais com os Estados Unidos. Os países encontram-se num período de tréguas de 90 dias, que termina em março.

Leia a notícia completa na CNBC (acesso livre, conteúdo em inglês).

The Guardian

Fortuna dos mais ricos do mundo aumentou em 2,5 mil milhões de dólares por dia

Em 2018, por cada dia que passou, a fortuna dos multimilionários aumentou em 2,5 mil milhões de dólares. Ficaram 900 mil milhões de dólares mais ricos, isto ao mesmo tempo que os mais pobres viram a sua riqueza encolher ainda mais, revelam os dados da Oxfam. Atualmente, os 26 mais ricos do mundo detêm os mesmos bens do que 3,8 mil milhões de pessoas. A organização alerta para o crescimento da desigualdade no mundo, com as fortunas dos mais ricos a crescerem 12% num ano em que a dos restantes encolheu em 11%.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês).

Bloomberg

Preço das casas em Londres cai para mínimos de 2015

A perspetiva de um Brexit cada vez mais perto faz aumentar os receios dos proprietários que querem vender imóveis. Os preços pedidos pelas propriedades em Londres caíram para o nível mais baixo desde há três anos e meio, em agosto de 2015. Em janeiro, os valores requisitados pelas casas recuaram 1,5%, em relação ao mês anterior, para as 593.972 libras. O ano arrancou com imóveis a preços 10% mais baixos do que 2018, com fatores como os custos das mudanças e preocupações com a conjuntura política a pesar nas listagens.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Financial Times

Líderes bancários veem salário aumentar mais rápido do que funcionários

Os salários dos CEO dos maiores seis bancos norte-americanos têm aumentado a um ritmo significativamente superior que o dos trabalhadores. Os funcionários do JPMorgan Chase, Bank of America, Goldman Sachs, Wells Fargo, Citigroup e Morgan Stanley tiveram um aumento de aproximadamente 3% em 2018, em média. Já o CEO da Morgan Stanley viu o salário aumentar 7%, enquanto a remuneração do líder da JPMorgan registou um crescimento de 5%.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Reuters

Medidas climáticas podem travar Autobahns sem limites de velocidade

A pressão para diminuir as emissões poluentes pode levar à imposição de limites de velocidade nas famosas autoestradas alemãs. O comité responsável pelo futuro dos transportes apresentou uma série de propostas que incluem aumentos nos impostos de combustíveis, quotas para carros elétricos e híbridos, e um limite de 130 quilómetros por hora nas autoestradas. Se medidas como estas não forem aplicadas, o país pode não conseguir atingir as metas de redução de emissões, e ficar assim sujeito a multas da União Europeia.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião