Portugal tem 2.º maior excedente orçamental na Zona Euro no terceiro trimestre. Dívida é a 3.ª mais elevada

Melhor do que Portugal em matéria de saldo orçamental no terceiro trimestre ficou apenas Malta, de acordo com o Eurostat. Na dívida, o país só fica atrás de Grécia e Itália.

Portugal teve um excedente orçamental de 3,6% no terceiro trimestre e uma dívida pública de 125% do PIB, revela o Eurostat. Estes números colocam Portugal na segunda melhor posição do ranking nos países da Zona Euro, mas na terceira pior no que toca à dívida pública.

Melhor do que Portugal em matéria de saldo orçamental está apenas Malta, com um excedente de 3,8%, no espaço do euro. Observando os países da União Europeia, Portugal mantém a segunda posição, que divide com a Bulgária, que também registou um saldo orçamental positivo de 3,6%.

O saldo calculado pelo Eurostat está ajustado da sazonalidade e do efeito de calendário. Resulta de uma combinação das estimativas das autoridades nacionais com cálculos do Eurostat. Daí as diferenças face aos números avançados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). No terceiro trimestre, o saldo foi de 6% no trimestre e 0,7% no acumulado entre janeiro e setembro.

O ministro das Finanças admitiu que estes números podem explicar um resultado melhor no final de 2018 do que o esperado, que apontava para um défice de 0,7% do PIB.

Na Zona Euro, o saldo foi negativo de 0,5% do PIB e na União Europeia (UE) foi de 0,6% do PIB.

Na dívida pública, Portugal registou uma dívida de 248,9 mil milhões de euros, o equivalente a 125% do PIB. Pior do que Portugal estão a Grécia, com uma dívida de 182,2% do PIB e a Itália com 133% do PIB. Na média da Zona Euro, a dívida é de 86,1% e na UE 80,8% do PIB.

O Luxemburgo é o país do euro com a dívida pública mais baixa (21,7% do PIB) e a França é o país com o pior da défice do espaço da moeda única (3,1%).

(Notícia atualizada às 10h36 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal tem 2.º maior excedente orçamental na Zona Euro no terceiro trimestre. Dívida é a 3.ª mais elevada

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião