Fortuna dos mais ricos do mundo aumentou em 2,5 mil milhões de dólares por dia
O número de multimilionários quase duplicou desde a crise financeira. E a fortuna destes continua a crescer. Aumentou 900 mil milhões em 2018.
Em 2018, por cada dia que passou, a fortuna dos multimilionários aumentou em 2,5 mil milhões de dólares. Ficaram 900 mil milhões de dólares mais ricos, isto ao mesmo tempo que os mais pobres viram a sua riqueza encolher ainda mais, revelam os dados da Oxfam.
Num relatório realizado especialmente em antecipação do Fórum Económico Mundial, que se realiza em Davos, a Oxfam aponta para o crescimento da desigualdade no mundo, com as fortunas dos mais ricos a crescerem 12% num ano em que a dos restantes encolheu em 11%.
A título de exemplo, a fortuna do homem mais rico do mundo, o líder da Amazon, Jeff Bezos, cresceu para os 112 mil milhões de dólares em 2018. Cerca de 1% da sua riqueza é equivalente a todo o orçamento para a saúde da Etiópia, um país que tem 105 milhões de habitantes.
Atualmente, os 26 mais ricos do mundo detêm os mesmos bens do que 3,8 mil milhões de pessoas, revela o relatório da Oxfam, que tem por base os dados da Forbes e do Credit Suisse. Em 2017, contavam-se 43 pessoas cuja riqueza equivalia à de metade da população, e em 2016 eram 61.
A Oxfam salienta que “o número de multimilionários no globo quase duplicou desde a crise financeira”, sendo que “nasceu” um novo multimilionário a cada dois dias entre 2017 e 2018. Apesar disso, a fiscalidade aplicada sobre a fortuna destes multimilionários, mas também sobre as empresas, “está em mínimos de décadas”.
A organização indica que, se o 1% mais rico pagasse 0,5% de imposto extra sobre a riqueza, angariava-se mais dinheiro do que os custos de educar as 262 milhões de crianças que não estão inscritas na escola, e de fornecer assistência médica que salvaria a vida de 3,3 milhões de pessoas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fortuna dos mais ricos do mundo aumentou em 2,5 mil milhões de dólares por dia
{{ noCommentsLabel }}