Brexit. Trabalhistas propõem voto no parlamento para um segundo referendo
Apesar de não se querer comprometer com um outro referendo, o partido liderado por Corbyn defende formalmente que este seja debatido como alternativa ao plano de May.
O partido trabalhista britânico avançou com uma emenda ao plano de May para o Brexit, em que defende a realização de uma nova consulta ao parlamento britânico de modo a realizar um segundo referendo à saída do Reino Unido da União Europeia.
Segundo o The Guardian, esta terça-feira, esta é a primeira vez que os trabalhistas pedem aos deputados que considerem formalmente uma segunda sondagem. O texto, segundo o jornal, está escrito com “pinças” de modo a não comprometer a liderança do partido no apoio ao referendo, caso essa votação venha a ocorrer.
Na proposta, Jeremy Corbyn, pede ao governo de May, que coloque em votação duas propostas: o seu plano alternativo ao Brexit, outra, a realização de um referendo sobre um acordo ou proposta apoiada pela maioria do parlamento.
Esta posição dos trabalhistas acontece numa altura em que a liderança do partido tenta conciliar as divisões entre Jeremy Corbyn e alguns dos seus aliados mais próximos que são céticos sobre um segundo referendo.
O plano alternativo dos trabalhistas ao Brexit propõe que o Reino Unido permaneça numa união aduaneira com a União Europeia após a saída da UE e tenha uma forte relação com o mercado único. Os direitos dos cidadãos e os padrões do consumidor seriam harmonizados com a União Europeia.
Para Corbyn esta emenda “permitirá que os deputados votem em opções para acabar com este impasse do Brexit e evitar o caos de um não acordo”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Brexit. Trabalhistas propõem voto no parlamento para um segundo referendo
{{ noCommentsLabel }}