Revista de imprensa internacional

Bruxelas prepara-se para lançar um conjunto de recomendações e precauções a ter com a atribuição de vistos gold. Nos planos estão também as regras para os direitos de autor, que preocupam a Google.

É um dia forte nas legislações europeias. Bruxelas vai lançar um guia com recomendações para os Estados-membros controlarem os investidores que procuram vistos gold, para evitar a propagação de esquemas como lavagem de dinheiro. A União Europeia está também a preparar-se para aplicar as novas diretivas relativas aos direitos de autor, que podem levar ao encerramento de serviços como o Google News. Pelo Reino Unido, os trabalhistas avançam com um pedido de voto para um segundo referendo, para perceber a opinião dos britânicos relativamente ao Brexit. Ainda por terras britânicas, o incidente com um drone no aeroporto da capital trouxe custos pesados para a operadora easyJet. Veja estas e outras notícias que marcam a atualidade internacional.

Financial Times

Bruxelas vai apertar controlo sobre vistos gold

A Comissão Europeia preparou um conjunto de recomendações para os Estados-membros relativas à atribuição de vistos gold, depois de repetidos esquemas que envolvem estas autorizações. Estes abrem o caminho para lavagens de dinheiro, corrupção e crime organizado, alerta Bruxelas. O documento será divulgado nesta quarta-feira, e terá conselhos para os países europeus lidar com os investidores, e reconhecer esquemas, por exemplo, de “cidadania à venda”.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Reuters

Drone no aeroporto de Gatwick custou 15 milhões de libras à easyJet

O incidente com um drone que fez parar o aeroporto de Gatwick, em Londres, fez danos nas contas da easyJet. A companhia aérea britânica revelou que o impacto nas receitas foi de cinco milhões de libras, ao que se acrescenta dez milhões de libras em custos extra. O incidente, que durou cerca de 36 horas a resolver no segundo maior aeroporto da capital britânica, cancelou mais de 400 voos da easyJet, e afetou 82 mil clientes.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

The Guardian

Trabalhistas avançam com voto sobre segundo referendo a Brexit

Depois de May apresentar um Plano B sem grandes novidades ou avanços relativamente à proposta inicial, chumbada no Parlamento britânico, o líder da oposição reforça a intenção de realizar um segundo referendo. Jeremy Corbyn, que lidera os trabalhistas, avançou com uma emenda ao plano de May, a ser votada pelos outros partidos, para perguntar novamente aos britânicos se querem sair da União Europeia, desta vez já com conhecimento de qual será o plano.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês).

Bloomberg

Google News pode chegar ao fim na Europa

As novas regras relativas aos direitos de autor que serão aplicadas na União Europeia estão a dificultar a vida à Google. A tecnológica norte-americana adiantou que poderá ter de pôr fim ao serviço de agregação de notícias Google News, já que nas diretivas está previsto que motores de busca terão de pagar por mostrar pequenos excertos e conteúdos das notícias de outras publicações. As regras ainda não estão totalmente finalizadas, por desacordo entre os países da UE, o que dá um pouco mais de tempo às tecnológicas para se prepararem.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Tech Crunch

Tesla Model 3 recebeu luz verde para percorrer estradas europeias

Os clientes europeus já podem receber o Model 3 da Tesla, agora que a fabricante de automóveis norte-americana recebeu aprovação do regulador holandês para circular nas estradas europeias. A decisão veio mesmo a tempo da estreia do modelo no mercado europeu, marcada para o próximo mês. Está a caminho do continente um carregamento destes automóveis, a oferta mais em conta da Tesla, que deve chegar no início de fevereiro à Bélgica.

Leia a notícia completa no Tech Crunch (acesso livre, conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião