Speak é a startup portuguesa que vai estar na final do Chivas Venture. Quer combater exclusão social de migrantes

O projeto português foi escolhido para estar, em maio, na final internacional em Amesterdão. Trata-se de um programa de partilha de conhecimentos linguísticos que quer combater a exclusão social.

Já é conhecida a startup portuguesa que irá competir na final internacional do Chivas Venture. O grande vencedor da final portuguesa foi o projeto Speak, criado com o objetivo de resolver o problema da exclusão social de migrantes. No próximo dia 9 de maio, Hugo Aguiar, o fundador do projeto, estará num dos maiores festival de tecnologia da Europa, The Next Web Conferece (TNW), em Amesterdão, para disputar o primeiro lugar do pódio com outros 19 empreendedores.

De acordo com o comunicado da competição, o frente a frente será na capital holandesa, onde vinte empreendedores irão apresentar a sua startup, através de um pitch, a um painel de jurados e uma plateia. Diretamente de Portugal vai o Speak, que consiste num programa de partilha de conhecimentos linguísticos e culturais. Qualquer pessoa pode voluntariar-se para ensinar uma língua e cultura que domine e, em troca, será aluno de uma nova língua e cultura.

Ser o vencedor nacional significa, para Hugo Aguiar, mais “credibilidade e visibilidade”. Por um lado, “poderá aumentar o interesse em pessoas que querem abrir o Speak na sua cidade” e, por outro lado, “também em organizações que podem ajudar essas pessoas interessadas em abrir o Speak na sua cidade”.

O próximo passo, ainda antes da final internacional, é tornar o projeto “o mais ágil e replicável possível”. Os vinte empreendedores irão, aliás, fazer agora parte de um programa de aceleração, em Londres, que acolhe uma comunidade diversa de pessoas apaixonadas pela mudança social. O programa, que tem apenas três dias, permitirá aos finalistas interagir em sessões de coaching e desenvolver atividades de networking. Tudo com o objetivo de elevar os negócios dos empreendedores.

Hugo Aguiar, fundador do Speak, na Final Nacional do Chivas Venture 2019

O Chivas Venture é uma competição internacional que atribui todos os anos um fundo de um milhão de dólares a startups que consigam conciliar os lucros com um objetivo que tenha um impacto positivo no mundo. ” [O] Chivas acredita na combinação da ambição e generosidade e em usar o sucesso para melhorar a vida dos outros (…) Até à data, a competição já impactou positivamente cerca de um milhão de pessoas, graças aos quatro milhões que o Chivas investiu em negócios em todo o mundo”, pode ler-se em comunicado.

No ano passado, a vencedora da competição foi a startup Change Please, que ajuda sem-abrigo a saírem da rua e a encontrarem emprego. “Ver a minha visão transformar-se numa realidade a uma escala global foi um sonho tornado realidade. Fazer parte do Chivas Venture proporcionou à Change Please imensas oportunidades para ajudar mais sem-abrigo”, disse, na altura, Cemal Ezel, da startup britânica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Speak é a startup portuguesa que vai estar na final do Chivas Venture. Quer combater exclusão social de migrantes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião