Ferrovia 2020 com taxa de execução inferior a 9%

  • ECO
  • 31 Janeiro 2019

Pedro Marques apresentou 20 projetos do plano ferroviário nacional: oito já deveriam estar concluídos e 11 em execução. Apenas seis estão em obra.

O Governo ainda só cumpriu menos de 9% do programa da Ferroria 2020. O plano ferroviário nacional, 20 projetos apresentados por Pedro Marques, em fevereiro de 2016, no Pragal, está atrasado e muitos dos planos ainda nem sequer começaram. Das duas dezenas de projetos, oito já deveriam estar concluídos e 11 deveriam estar já em execução. No entanto, só existem seis em obra, escreve esta quinta-feira o jornal Público [acesso condicionado].

Segundo as contas da publicação, dos 2,7 mil milhões de euros anunciados pelo Governo para modernizar os caminhos-de-ferro nacionais até ao próximo ano, há investimentos em curso no valor de 158 milhões de euros, que reflete uma taxa de execução de 7%. Se, no entanto, se retirarem os 675 milhões estimados para a nova linha Aveiro-Mangualde, chumbada duas vezes pela Comissão Europeia por falta de rentabilidade, o programa de modernização reduz-se a dois mil milhões o que perfaz 8,8% do montante em execução.

Dos seis projetos a decorrer, a obra mais adiantada é a da modernização da linha do Minho, orçamentada em 86,2 milhões mas que já deveria ter ficado concluída em 2018.

O plano ferroviário nacional previa intervir em 1.193 quilómetros da via férrea, dos quais 214 de construção de linha nova e 979 de modernização. Até ao momento, escreve o Público, não existe qualquer quilómetro de nova linha construído.

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