5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que Donald Trump vai ao Congresso norte-americano discursar sobre o Estado da União, a China celebra um novo ano lunar. Por cá, Armando Vara é ouvido no âmbito da Operação Marquês.

Esta terça-feira, a China celebra o início de um novo ano lunar, no mesmo dia em que Donald Trump vai, com uma semana de atraso, ao Congresso norte-americano, para proferir o tradicional discurso do Estado da União. Por cá, Armando Vara vai ser interrogado no âmbito da Operação Marquês, numa altura em que já está preso pela condenação no caso Face Oculta. É ainda dia de conhecer dados estatísticos que permitem avaliar a evolução da economia europeia.

Trump discursa sobre o Estado da União

O Presidente dos Estados Unidos vai ao Congresso norte-americano para o tradicional discurso sobre o Estado da União, durante o qual expõe o seu programa e a sua visão de futuro, perante as duas câmaras do Congresso: a Câmara dos Representantes e o Senado. O momento fica, desde logo, marcado por um atraso. Inicialmente, o discurso estava marcado para o dia 29 de janeiro, mas acabou por ser adiado devido ao shutdown mais longo da história dos Estados Unidos, que levou ao encerramento parcial de serviços e agências governamentais. A presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, pediu a Donald Trump que não fizesse este discurso durante o impasse político que se prolongou devido à discordância dos democratas quanto aos fundos a libertar para o muro que o Presidente pretende ampliar na fronteira com o México.

Armando Vara é interrogado na Operação Marquês

Armando Vara, um dos arguidos da Operação Marquês, vai ser interrogado pelos responsáveis deste processo, no âmbito da fase de instrução, fase processual facultativa que foi requerida por vários dos advogados de defesa. O antigo ministro e ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos (CGD) está, atualmente, preso no estabelecimento prisional de Évora, no âmbito de outro processo em que esteve envolvido: o caso Face Oculta, em que foi condenado por tráfico de influência.

Como vai a atividade económica na Zona Euro?

A Markit divulga o indicador PMI na Zona Euro, um índice de compras dos gestores no setor manufatureiro e serviços. Os dados, relativos a janeiro deste ano, permitem avaliar a evolução da atividade económica na área do euro, numa altura em que este índice tem desacelerado, em linha com os sinais de abrandamento da economia europeia que têm sido conhecidos.

OCDE divulga dados da inflação

Ainda no campo das estatísticas, a OCDE vai divulgar os dados mais recentes do índice de preços do consumidor nos países que compõem este grupo, relativos a janeiro. Em Portugal, a inflação desacelerou no arranque deste ano, um movimento que ficou a dever-se à queda dos preços do setor dos produtos energéticos.

China celebra novo ano, bolsas fecham

A China celebra, esta terça-feira, um novo ano lunar. Os mercados acionistas — não só da China continental mas também das várias regiões administrativas do país — estarão, assim, encerrados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião