Trump anuncia Malpass como o seu candidato ao Banco Mundial

  • Lusa
  • 6 Fevereiro 2019

O Presidente norte-americano indicou para a presidência do Banco Mundial o subsecretário do Tesouro, que é um crítico da instituição financeira.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou esta quarta-feira que David Malpass, atual subsecretário do Tesouro, é o seu candidato para presidir ao Banco Mundial, uma decisão controversa pelas críticas que o escolhido fez sobre a instituição internacional.

“David Malpass é a pessoas certa para ocupar esta posição incrivelmente importante”, disse Donald Trump, acrescentado que a pessoa escolhida tem muita experiência e que “não existe melhor opção”.

A nomeação de David Malpass deve ser aprovada pelo Conselho Executivo da instituição financeira internacional, que já indicou que receberá candidaturas a partir de quinta-feira e até 14 de março e que o processo de seleção será “baseado no mérito e será transparente”.

David Malpass afirmou que estava “honrado” pela designação e que se compromete com uma agenda de “reformas construtivas” no Banco Mundial, sublinhando a sua vontade de contribuir para os esforços para integrar mais as mulheres na economia.

“Estou muito otimista de que podemos criar um crescimento no exterior que nos ajude a combater a pobreza extrema e a aumentar as oportunidades económicas para os países em desenvolvimento”, disse.

A posição é atualmente ocupada de forma interina pela búlgara Kristalina Georgieva, conselheira delegada da instituição, após a saída surpreendente do norte-americano Jim Yong Kim, três anos antes do final do seu segundo mandato.

Até ao momento não são conhecidos mais candidatos ao cargo, cujo escolhido deverá ser anunciado durante o mês de abril.

A tradição estabelece que os Estados Unidos nomeiam o presidente do Banco Mundial, enquanto a Europa escolhe o líder do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump anuncia Malpass como o seu candidato ao Banco Mundial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião