Raize entra no negócio dos depósitos a prazo. Promete “taxas de juro mais atrativas”

A Raize quer ser mais do que uma bolsa de empréstimos a PME. Agora, quer ajudar as famílias a obterem maiores retornos com as poupanças que têm no banco.

A Raize está a preparar o lançamento de um marketplace de depósitos bancários. A empresa encontra-se a criar um novo serviço para permitir aos “milhares de utilizadores” aplicarem poupanças em depósitos a prazo, prometendo remunerar as famílias “com taxas de juro mais atrativas”. A informação foi comunicada pela empresa esta quinta-feira à CMVM.

“A maioria dos depósitos estão concentrados em cinco grandes instituições, o que faz com que não haja incentivo a remunerar os aforradores. O marketplace da Raize vai ser importante para canalizar recursos para as instituições mais pequenas”, considera o cofundador, José Maria Rego.

Como nota a empresa, citando dados do Banco de Portugal, existem 143 mil milhões de euros em depósito bancários de particulares, dos quais “mais de 84%” pagam menos de 0,18% ao ano. Os juros são tão baixos que o valor deixado nas contas à ordem está em máximos.

O lançamento do serviço “está previsto para este ano”. “Através do marketplace de depósitos da Raize, vai ser possível abrir contas bancárias junto de bancos nacionais sem qualquer custo para o depositante”, garante a empresa.

Ou seja, a Raize vai servir como intermediário e agregador: vai juntar as poupanças aplicadas pelos utilizadores e tentar negociar taxas de juro mais favoráveis junto de bancos de menores dimensões. As mais-valias deverão, depois, ser distribuídas pelos aforradores participantes. Cada depósito terá até 100 mil euros, para não perder a proteção do Fundo de Garantia de Depósitos, explica a Raize.

“A oferta dos depósitos será definida pelos próprios bancos, que utilizarão a Raize para captar depósitos de retalho e diversificar as suas fontes de financiamento”, acrescenta a empresa, que entrou na bolsa de Lisboa no ano passado. “Para os bancos mais pequenos que queiram captar depósitos, esta ferramenta pode ser extremamente útil. Em vez de investir tempo e dinheiro em publicidade e marketing, podem simplificar todo o processo e passar a vir à Raize oferecendo uma taxa de depósito mais atrativa”, refere a mesma nota.

(Notícia atualizada pela última vez às 14h35)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Raize entra no negócio dos depósitos a prazo. Promete “taxas de juro mais atrativas”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião