Eleições antecipam final da Taça de Portugal e suspendem jornada da Liga

  • ECO
  • 9 Fevereiro 2019

Final da Taça de Portugal realiza-se no dia 25 de maio, na véspera das eleições europeias. Já o campeonato vai parar no fim de semana de 6 de outubro devido às eleições legislativas.

Governo, Liga e Federação Portuguesa de Futebol (FPF) chegaram a acordo para antecipar em um dia a final da Taça de Portugal para não coincidir com as eleições europeias marcadas para 26 de maio, tendo ainda decidido suspender os jogos do campeonato no fim de semana de 6 de outubro, dia das eleições legislativas.

“No desenrolar da sua atividade normal quer com a FPF quer com a Liga, houve sensibilização das entidades organizadoras atempadamente e estamos em condições de garantir que nem no dia das eleições europeias nem no dia das eleições legislativas haverá coincidência com jogos de futebol”, explicou o secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo, ao jornal Público (acesso condicionado).

Desta forma, a final da Taça de Portugal vai ser jogada no dia 25 de maio, a um sábado, previsivelmente no Estádio do Jamor, em Oeiras. Encontram-se ainda em prova Benfica, Sporting, FC Porto e Sporting de Braga, sendo que os finalistas serão conhecidos no dia 3 de abril.

"No desenrolar da sua atividade normal quer com a FPF quer com a Liga, houve sensibilização das entidades organizadoras atempadamente e estamos em condições de garantir que nem no dia das eleições europeias nem no dia das eleições legislativas haverá coincidência com jogos de futebol.”

João Paulo Rebelo

Secretário de Estado do Desporto

Quanto ao campeonato, ficou também já decidido entre as várias entidades que não se realizarão jogos no fim de semana de 5 e 6 de outubro, devido à realização das eleições legislativas. O jornal lembra que não seria fácil cancelar os jogos de domingo e reagendá-los todos para sábado, porque isso iria sobrecarregar o calendário e obrigaria à realização de partidas em simultâneo, tendo implicações na transmissão televisiva.

Cancelada assim uma jornada da Liga portuguesa nesse fim de semana, os dias 5 e 6 de outubro vão ser aproveitados pela seleção nacional, permitindo que o selecionador Fernando Santos possa promover sessões de treinos com os convocados, em preparação para a fase de qualificação para o Campeonato da Europa.

“Chegou-se a um entendimento sem necessidade de qualquer imposição legal”, sublinhou o secretário de Estado do Desporto

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eleições antecipam final da Taça de Portugal e suspendem jornada da Liga

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião