Papeleiras aguentam PSI-20 no verde

  • Rita Atalaia
  • 22 Novembro 2016

Lisboa encerrou ligeiramente acima da linha de água. A subida das papeleiras é que manteve a bolsa nacional no verde. A Altri, a Navigator e a Semapa continuam a beneficiar da descida do euro.

Lisboa encerrou ligeiramente acima da linha de água. E graças à subida das empresas ligadas ao papel, que continuam a beneficiar da descida do euro contra o dólar. Mas esta subida não foi generalizada, com as energéticas a cederem os ganhos iniciais.

O PSI-20 subiu 0,03% para 4.440,03 pontos, acompanhando o otimismo nas principais praças europeias. Empresas como a Altri, a Navigator e a Semapa mantiveram o índice no verde. As empresas registaram ganhos entre os 2% e os 3%, numa altura em que o euro continua a desvalorizar face à moeda norte-americana. As papeleiras ganham com esta tendência, uma vez que os seus negócios são em dólares.

O mesmo não se pode dizer do setor energético. A EDP, que começou por impulsionar o índice nacional no início da sessão, fechou no vermelho. A EDP perdeu 0,44% para 2,72 euros e a subsidiária EDP Renováveis avançou apenas 0,1% para 6,01 euros. A Galp Energia acabou por não acompanhar a subida dos preços do petróleo. A petrolífera recuou 0,55% para 12,60 euros.

Destaque negativo ainda para o BCP, que continua na mira dos investidores depois de a Fosun ter entrado para a estrutura acionista do banco. O banco caiu 1,51% para 1,2213 euros. No vermelho ficou ainda a Pharol, recuando 4,10% para 0,1870 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Papeleiras aguentam PSI-20 no verde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião