Elliott vê EDP nos 4,33 euros. Elétrica passa os 3,26 da CTG

  • ECO
  • 14 Fevereiro 2019

O fundo norte-americano tem um plano próprio para fazer crescer a elétrica portuguesa que está a ser alvo de uma OPA. E diz que a EDP vale muito mais do que diz a CTG.

A Energias de Portugal (EDP) está a iluminar a bolsa nacional. A elétrica lidera os ganhos, estando novamente acima da fasquia dos 3,26 euros, ou seja, superou o valor da contrapartida apresentada pela China Three Gorges. Está a disparar perante a apresentação de um plano alternativo ao dos chineses que, diz a Elliott, permitirá extrair mais valor das ações da empresa liderada por António Mexia.

Os títulos da elétrica estão a valorizar 2,77%, uma subida que permite à EDP cotar nos 3,271 euros. É a primeira vez desde outubro que as ações da empresa portuguesa conseguem superar a fasquia dos 3,26 euros, valor que foi apresentado pelo seu maior acionista na oferta pública de aquisição (OPA).

EDP brilha em Lisboa

Esta subida acontece no dia em que um dos acionistas de referência da EDP, o Fundo Elliott, veio manifestar publicamente a sua oposição à OPA chinesa.A contrapartida é excessivamente baixa, o processo encontra-se paralisado e as alterações provavelmente requeridas pela Oferta da CTG seriam baseadas em requisitos regulatórios e não nos melhores interesses de todos os stakeholders“, diz.

“É evidente para nós, e para muitos outros acionistas, que a oferta da CTG, tal como se encontra atualmente, não favorece os melhores interesses dos stakeholders da EDP e, em última análise, conduzirá a um enfraquecimento da EDP que será: uma empresa mais volátil, com um conjunto de ativos menos atrativo e com poucas oportunidades de crescimento”, diz o fundo.

Além de propor o chumbo da OPA, defende que a EDP assuma um novo rumo. Um rumo que passa pela venda de ativos, nomeadamente parte do negócio da distribuição de eletricidade na Península Ibérica e a EDP Brasil, ao mesmo tempo que reforça a aposta nas renováveis, nos EUA. Esta combinação permitiria, diz o Elliott, elevar a cotação para os 4,33 euros, bem acima da avaliação que é feita atualmente pelos investidores em bolsa.

(Notícia atualizada às 15h44 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Elliott vê EDP nos 4,33 euros. Elétrica passa os 3,26 da CTG

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião