Nova derrota. Moção de May para o Brexit chumbada no Parlamento

A Câmara dos Comuns votou contra a moção apresentada pelo Governo britânico com vista a renegociar um acordo para a saída da União Europeia. Foram 303 votos contra e 258 a favor.

303 contra 258. Foi o resultado da última votação no Parlamento britânico que se salda numa nova derrota para Theresa May que procura uma solução para o Brexit. A maioria dos deputados da Câmara dos Comuns rejeitou, assim, a moção apresentada pelo Governo britânico com vista a renegociar um acordo para a saída da União Europeia.

A maioria dos deputados da Câmara dos Comuns votou contra a moção que avalizava a abordagem da primeira-ministra do Reino Unido no sentido de resolver o impasse do Brexit, resultado que contou com a revolta dos eurocéticos do seu próprio partido conservador.

Jeremy Corbyn, líder dos trabalhistas, reivindicou entretanto que Theresa May, que não esteve presente na votação, a “admitir que a sua estratégia para o Brexit falhou“.

Está previsto que o Reino Unido deixe de fazer parte da União Europeia a 29 de março, mas o Parlamento rejeitou de forma esmagadora os termos para a separação negociados por May no mês de janeiro. Isso significa que os britânicos enfrentam uma possível saída do bloco dos 28 sem um acordo, ficando assim expostos aos danos que daí possam resultar para a economia.

Theresa May tem entretanto feito um conjunto de esforços no sentido de convencer os responsáveis da União Europeia a aceitarem renegociar alguns termos do acordo de saída. António Costa foi um dos contactados. A primeira-ministra britânica falou esta quinta-feira por telefone com o primeiro-ministro português, para tentar sensibilizá-lo para a necessidade de alterações no acordo de saída da União Europeia (UE), adiantou uma porta-voz de Theresa May.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nova derrota. Moção de May para o Brexit chumbada no Parlamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião