Lucros da Semapa sobem 6,8% para 132,6 milhões de euros em 2018

A empresa liderada por João Castello Branco reportou lucros para 132,6 milhões de euros, no ano passado. No quarto trimestre, o resultado líquido recuou 14,5%.

A Semapa fechou 2018 com um lucro de 132,6 milhões de euros. Face a 2017, o resultado líquido aumentou 6,8%. Apesar do aumento do volume de negócios e dos preços do papel, as contas da empresa liderada por João Castello Branco foram prejudicadas por depreciações, amortizações, perdas por imparidade e provisões, bem como pelo aumento nos impostos.

“O ano ficou marcado pela evolução favorável dos preços do papel UWF, pasta BEKP e tissue, e pelos menores volumes disponíveis para venda de papel e pasta. Em maio de 2018, verificou-se a conclusão e arranque do aumento da capacidade de produção de pasta na Figueira da Foz, que passou de uma capacidade nominal de 580 mil toneladas/ano para 650 mil toneladas/ano e pelo arranque de produção de tissue em Cacia no 2º e 3º trimestres de 2018″, afirma a Semapa, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O EBITDA — lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações — da empresa, que opera nas áreas da floresta, da pasta de papel, da energia, do papel, do ambiente e dos cimentos, aumentou 9,5% face ao ano anterior, atingindo os 548,5 milhões de euros.

Como fatores que penalizaram, a empresa aponta para um “incremento de depreciações, amortizações, perdas por imparidade e provisões no valor de 6,4 milhões de euros, o agravamento dos resultados financeiros líquidos em cerca de cinco milhões de euros e um aumento dos impostos sobre o rendimento em cerca de 28,9 milhões de euros”.

O quarto trimestre do ano foi especialmente penalizado, por ter sido marcado por “diversas paragens previstas e não previstas que afetaram as quantidades de volumes disponíveis para venda”, refere, lembrando a passagem do furacão Leslie pela Figueira da Foz no início de outubro obrigou a uma paragem completa da fábrica, afetando a produção de pasta e a produção de papel.

Nos últimos três meses de 2018, o lucro foi de 50,6 milhões de euros (menos 14,5% que no período homólogo), o EBITDA situou-se em 114,6 milhões de euros (tendo subido 10,4%) e o volume de negócios em 439,3 milhões de euros (mais 1%).

O volume de negócios consolidado do grupo na totalidade do ano situou-se em 2.198,0 milhões de euros, tendo aumentado 1,5% face ao período homólogo. As exportações e vendas no exterior ascenderam a 1.664,9 milhões de euros, o que representa 75,8% do volume de negócios.

“Em 31 de dezembro de 2018, a dívida líquida consolidada totalizava 1.551,6 milhões de euros, o que representou uma redução de 122 milhões de euros face ao valor apurado no final do exercício de 2017, explicado positivamente pela geração de cash flow operacional”, acrescenta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucros da Semapa sobem 6,8% para 132,6 milhões de euros em 2018

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião