Controlinveste dá lugar a nova empresa para gerir participação na Global Media

  • ECO
  • 17 Fevereiro 2019

A nova sociedade deverá chamar-se Olivemedia e irá gerir as participações detidas por Joaquim Oliveira no grupo Global Media, que hoje detém títulos como o Diário de Notícias ou o Jornal de Notícias.

Depois de concluído o processo de insolvência da Controlinveste SGPS, holding que controlava títulos como o Diário de Notícias, o Jornal de Notícias ou a TSF, o empresário Joaquim Oliveira deverá lançar uma nova sociedade para gerir as participações que ainda detém na Global Media, o grupo que agora detém estes mesmos títulos. A informação é avançada pelo Correio da Manhã, que indica que a nova sociedade deverá chamar-se Olivemedia.

O pedido de insolvência da Controlinveste foi apresentado esta semana. A holding do empresário Joaquim Oliveira tem dívidas no valor de 548 milhões de euros, tendo como principais credores o BCP, com 406 milhões de euros, e o Novo Banco, com outros 124 milhões.

Este é o culminar de um processo de reestruturação, iniciado em 2014, do grupo que controlava vários títulos de comunicação, que foi afetado pela exposição aos setores dos media e das telecomunicações. Foi nesse ano, após o colapso da PT e com uma quebra de receitas significativa, que o grupo registou prejuízos de milhões de euros e entrou em incumprimento junto dos bancos.

Após este pedido de insolvência, segue-se a declaração de insolvência e posterior liquidação da Controlinveste. Pelo meio, será criada uma nova sociedade (a que deverá ser dado o nome de Olivemedia) que irá nascer da Olivedesportos, a parte do grupo Controlinveste que detém os ativos rentáveis.

A nova sociedade, irá gerir as participações de 25% na Sport TV e de 19,25% no grupo Global Media (que detém o Diário de Notícias, o Jornal de Notícias, a TSF, o Dinheiro Vivo e o Jogo, entre vários outros títulos). Desta forma, os dois principais credores, o BCP e o Novo Banco, esperam reaver parte da dívida que ficou por pagar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Controlinveste dá lugar a nova empresa para gerir participação na Global Media

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião