Controlinveste pede insolvência. Tem dívida de 548 milhões

  • ECO
  • 16 Fevereiro 2019

Este é o culminar de um processo de reestruturação, iniciado em 2014, da holding que controlava jornais como o Diário de Notícias e o Jornal de Notícias. BCP e Novo Banco são os principais credores.

A Controlinveste SGPS, do empresário Joaquim Oliveira, apresentou, esta semana, um pedido de insolvência. A notícia é avançada, este sábado, pelo Correio da Manhã, que dá conta de que a empresa tem dívidas no valor de 548 milhões de euros, tendo como principais credores o BCP, com 406 milhões de euros, e o Novo Banco, com outros 124 milhões.

Este é o culminar de um processo de reestruturação, iniciado em 2014, da holding que controlava jornais como o Diário de Notícias e o Jornal de Notícias. O grupo foi afetado pela exposição ao setor dos media e das telecomunicações e, entre 2008 e 2013, as receitas publicitárias registaram uma quebra de 50%.

A empresa conseguiu manter-se no ativo, durante esse período, graças ao crédito bancário, sobretudo concedido pelo BCP. Também o antigo Banco Espírito Santo (BES), então liderado por Ricardo Salgado, concedeu empréstimos significativos à empresa de Joaquim de Oliveira, que dava como garantias os direitos de transmissão dos jogos de futebol e a participação na antiga Portugal Telecom (PT).

Contudo, em 2014, a juntar às quebras das receitas publicitárias, deu-se o colapso da PT, levando o grupo a registar prejuízos na ordem dos milhões de euros e a entrar em incumprimento junto dos bancos. O BCP e o Novo Banco iniciam, posteriormente, um processo de reestruturação, separando os ativos rentáveis (incorporados na Olivedesportos) da dívida por pagar.

O Expresso acrescenta à notícia que, após o pedido de insolvência, segue-se a declaração de insolvência e posterior liquidação da Controlinveste.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Controlinveste pede insolvência. Tem dívida de 548 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião