Dia planeia vender subsidiárias fora de Espanha caso acionistas chumbem aumento de capital

  • ECO
  • 18 Fevereiro 2019

A cadeia de supermercados vai realizar a 20 de março uma assembleia geral de acionistas, na qual irá tentar aprovar o aumento de capital. Mas caso não seja possível, já existe opção B.

O Conselho de Administração da retalhista Dia está a considerar a hipótese de vender filiais fora de Espanha, segundo noticia esta segunda-feira o Expansión (acesso livre, conteúdo em espanhol). Este é o plano B da empresa caso não consiga realizar o aumento de capital de 600 milhões de euros que seria necessário para evitar a falência.

O Dia tem procurado alternativas para garantir a viabilidade da empresa caso o plano que está atualmente em cima da mesa falhe. O aumento capital será necessário para restaurar o património do grupo e evitar a insolvência devido aos prejuízos de 352,6 milhões registados em 2018.

A cadeia de supermercados vai realizar a 20 de março uma assembleia geral de acionistas, na qual irá tentar a aprovação do plano A, como indicou no projeto estratégico divulgado na semana passada. Mas caso não seja possível, já existe uma opção B. De acordo com o Expansión, o Dia terá pedido aos doze bancos credores (grupo conhecido como G-12) que avaliam as diferentes opções para o caso de terem que vender parte das subsidiárias estrangeiras.

Os prejuízos recorde do Dia deram início a um plano de reestruturação, que envolve o despedimento de mais de duas mil pessoas em Espanha. Já era conhecido que o grupo iria alienar ativos, tendo já mandatado o Santander e o BBVA para encontrarem um comprador para a Clarel, marca especializada em produtos de farmácia, perfumaria e higiene pessoal.

O Expansión tinha também noticiado que há três grupos de distribuição — incluindo a Sonae — a analisar a potencial aquisição do grupo dono do Minipreço. Também o milionário russo Mikhail Fridman, que detém atualmente 29% do capital da empresa através do fundo Letterone, manifestou interesse em lançar uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a totalidade do seu capital.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dia planeia vender subsidiárias fora de Espanha caso acionistas chumbem aumento de capital

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião