Milionário russo lança OPA sobre a dona do Minipreço. Ações da DIA disparam mais de 70%

Mikhail Fridman quer controlar a dona do Minipreço. OPA está a fazer os títulos da DIA dispararem mais de 70%.

Letterone, a principal acionista do grupo espanhol DIA, que é controlada pelo milionário russo Mikhail Fridman, anunciou que vai lançar uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a dona do Minipreço. A oferta do empresário, que atualmente detém 29% do DIA, está a fazer disparar as ações na bolsa espanhola.

A OPA foi lançada a um preço de 0,67 euros por ação, um valor muito acima da cotação de fecho da empresa na última sessão. A DIA encerrou a 42,93 cêntimos, mas está a ganhar mais de 70% com a oferta apresentada, tendo mesmo superado já a contrapartida apresentada por Fridman. Chegou a ganhar 72% para 73 cêntimos.

O valor está, ainda assim, muito abaixo daquele que o empresário russo teve de pagar em 2018. No ano passado, Mikhail Fridman comprou as ações da DIA a um preço entre 3,41 e 3,73 euros por ação.

De acordo com o Expansión (acesso livre, conteúdo em espanhol), a intenção de Fridman passa agora por controlar a cotada espanhola a 100%. Depois da tomada de controlo, o milionário pretende avançar com um aumento de capital de 500 milhões de euros e retirar a empresa da bolsa.

O reforço de capital surge em alternativa ao plano atual delineado pela gestão da empresa que, para superar as dificuldades financeiras, tinha assegurado um plano de financiamento junto da banca. A sociedade Letterone admitiu que a empresa espanhola com forte presença em Portugal “se encontra em sérias dificuldades financeiras e requer a implementação de um plano de transformação integral”.

O aumento de capital servirá, assim, para “assegurar uma estrutura de capital viável a longo prazo, que responda aos requisitos de financiamento do plano de transformação”. O milionário russo estará disposto a investir até 800 milhões de euros neste plano, que tem como objetivo recuperar o mercado perdido em Espanha.

(Notícia atualizada às 9h58)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Milionário russo lança OPA sobre a dona do Minipreço. Ações da DIA disparam mais de 70%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião