Empresário português Luís Amaral entra no capital da dona do Minipreço

Luís Amaral, CEO da Eurocash, comprou uma participação de 1% no capital do grupo espanhol Dia, através de uma holding com sede em Espanha.

O grupo espanhol Dia, que é dono dos supermercados Minipreço e das lojas Clarel em Portugal, tem um novo investidor. É o português Luís Amaral, CEO da Eurocash, que comprou uma participação de 1% no capital do grupo através da holding Amaral Holdings & Hijas, sediada em Espanha, avança o El Economista (acesso livre/conteúdo em espanhol).

A intenção de Luís Amaral será colocar-se do lado de Borja de la Cierva, CEO do Dia, que se prepara para enfrentar uma possível oferta pública de aquisição (OPA) sobre o grupo. O investidor russo Mijail Fridman, que detém 29% do grupo espanhol pelo fundo Letterone, quer lançar uma OPA sobre a empresa depois de ter deixado o conselho de administração.

A saída de Mijail Fridman, em conjunto com outros membros do fundo, deveu-se aos planos de reestruturação do grupo espanhol. Um aumento de capital de 600 milhões euros é, para eles, insuficiente. Nos planos está também a venda das lojas da Clarel, de acordo com o Expansión (acesso livre/conteúdo em espanhol).

Para fazer frente ao investidor russo, o grupo terá chegado a contactar o antigo líder, Javier Campo, mas Amaral apresenta-se agora como um reforço, já que pode ainda aumentar a sua posição. A Amaral Holdings & Hijas tem ativos no valor de 1.426 milhões de euros, e filiais e negócios em países como Reino Unido, Portugal, Luxemburgo e Polónia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresário português Luís Amaral entra no capital da dona do Minipreço

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião