Santander vai encerrar 140 sucursais no Reino Unido. Decisão afeta mais de 1.000 trabalhadores

O banco presidido por Ana Botín vai encerrar 140 sucursais no Reino Unido, uma decisão justificada pela forma como os clientes realizam operações bancárias, recorrendo mais às tecnologias.

O Santander vai encerrar 140 sucursais no Reino Unido, uma decisão que vai afetar mais de 1.000 funcionários, anunciou o banco. Embora isto faça parte de uma forte reestruturação do banco, devido ao maior uso da tecnologia nas operações bancárias, um terço destes colaboradores deverá ser recolocado, avança o Cinco Días (conteúdo em espanhol).

Os atuais 754 balcões que o Santander tem atualmente em território britânico vão, em breve, passar a ser apenas 614, um corte que afeta 19% da entidade. Esta decisão acontece “como forma de resposta às mudanças na forma como os clientes efetuam as suas operações bancárias”, lê-se no comunicado enviado pelo banco. No mesmo documento estão ainda detalhadas as datas de encerramento de cada balcão, que arrancam em abril.

O banco já tem estado a reunir com os sindicatos dos trabalhadores para discutir esta reorganização e garante que vai tentar “encontrar alternativas para os 1.270 funcionários afetados, sempre que seja possível”. Espera que sejam recolocados “cerca de um terço desses trabalhadores”, à volta de 420.

No futuro, as 614 sucursais do Santander vão ser “maiores e com instalações melhoradas, para que ofereçam apoio às empresas e aos clientes locais”. Para além disso, utilizarão tecnologia melhorada para oferecer aos clientes um acesso mais fácil aos serviços bancários, em vez de “sucursais mais pequenas”.

O Santander explica ainda que o número de transações realizadas através de sucursais caiu 23% nos últimos três anos, enquanto as realizadas nos canais digitais dispararam 99%. Os clientes que também sejam afetados pelo encerramento destes balcões serão compensados pelo banco com uma ajuda pessoal a colmatar esse problema, nomeadamente a localizar outro balcão e a aceder aos serviços digitais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Santander vai encerrar 140 sucursais no Reino Unido. Decisão afeta mais de 1.000 trabalhadores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião