CTT afundam 7% em bolsa. Não resistem a queda de lucros e corte do dividendo

As ações da empresa liderada por Francisco de Lacerda negoceiam em mínimos do ano, com os investidores a não receberem com agrado a queda de 28% dos lucros e o corte de 73,4% do dividendo.

Os CTT estão a ter um dia para esquecer na bolsa nacional. As ações da empresa liderada por Francisco de Lacerda tombam mais de 7%, para mínimos do ano. Os investidores não estão a receber com agrado o anúncio da queda dos lucros dos CTT nem o corte do dividendo a distribuir pelos acionistas.

Os títulos dos CTT desvalorizam 7,28%, para os 2,904 euros, a cotação mais baixa desde a última sessão do ano passado. Trata-se ainda ma maior queda desde as perdas de quase 10% registadas pelo título em maio do ano passado.

A queda das ações que se foi acentuado ao longo da sessão acontece depois de na quarta-feira, após o fecho do mercado, a empresa dos correios ter reportado que registou lucros de 19,6 milhões de euros no ano passado, uma quebra de 28% face ao ano anterior. Os custos com a reestruturação pesaram nos resultados da empresa liderada por Francisco Lacerda, ditando ainda uma quebra de mais de 70% dos dividendos a distribuir, para 0,10 euros por ação.

Ações dos CTT sobre pressão

Mas as contas não são o único problema da cotada. Os CTT estão num conflito público com a Anacom, o regulador setorial, mas o CEO Francisco de Lacerda garantiu em entrevista ao ECO24 – um programa da TVI24 com o ECO – que não acredita em teses de perseguição. “Eu não posso acreditar nisso, nem quero acreditar nisso”. Sobre a nacionalização, que é discutida esta quinta-feira no Parlamento, o presidente executivo do operador de correios afirmou: “Não vejo vantagens em ter os CTT nacionalizados”.

Entretanto, o vice-presidente da bancada socialista João Paulo Correia afirmou esta quinta-feira que o PS aguarda os resultados da auditoria da Inspeção Geral de Finanças (IGF) ao funcionamento dos CTT para propor medidas sobre o futuro desta empresa.

(Notícia atualizada às 16h07 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CTT afundam 7% em bolsa. Não resistem a queda de lucros e corte do dividendo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião