5 coisas que vão marcar o dia
No primeiro dia da semana acaba o prazo para validar faturas no e-fatura, arrancam negociações com os professores, são conhecidos dados sobre o impacto económico do turismo e sobre o comércio mundial.
Esta segunda-feira termina o prazo para os contribuintes validarem as suas faturas de modo a que sejam consideradas pela declaração de IRS, dia em que arranca também uma nova ronda de negociações entre professores e Governo relativamente à contabilização do tempo de serviço e são conhecidos dados sobre o impacto económico do turismo em Lisboa. A nível internacional, referência para a divulgação de dados sobre o comércio mundial. Conte ainda com uma subida dos preços dos combustíveis.
Ainda não validou as faturas? Prazo termina hoje
Esta segunda-feira é o último dia em que podem ser verificadas e validadas as faturas com vista à sua inclusão na declaração de IRS. Para tal, os contribuintes devem aceder ao e-fatura e consultarem as faturas e associarem o seu NIF, registarem as que não tenham sido devidamente comunicadas por quem as emitiu e validar as que se encontram pendentes.
Negociações com professores retomadas
Professores e Governo voltam a sentar-se à mesma mesa para darem início a uma nova ronda negocial relativa ao diferendo sobre a contabilização do tempo de serviço. Convocada pelo executivo de António Costa, a reunião decorre nas instalações do Ministério da Educação pelas 16h00. As organizações sindicais de docentes irão entregar um abaixo-assinado em que mais de 60.000 professores manifestam o apoio às posições dos seus sindicatos e à proposta que será, de novo, apresentada relativamente ao modelo de recuperação do tempo de serviço.
Combustíveis voltam a ficar mais caros
Abastecer o carro volta a ficar mais caro a partir desta segunda-feira. A subida de preço irá chegar tanto ao gasóleo como à gasolina, mas o maior aumento será neste último tipo de combustível. O preço do litro da gasolina sobe 2,5 cêntimos, enquanto o do gasóleo encarece 2 cêntimos. O valor médio da gasolina sem chumbo 95 deverá assim fixar-se nos 1,429 euros por litro. No caso do diesel, o valor médio de venda nos postos de abastecimento nacionais deverá aumentar para os 1,363 euros por litro.
Qual o impacto económico do turismo em Lisboa?
O turismo tem sido um dos principais motores da recuperação económica em Portugal. Tal é válido particularmente na capital do país. Para medir a dimensão desse impacto, os dados que o Turismo de Lisboa apresenta nesta segunda-feira prometem ser úteis. A apresentação do estudo “O impacto económico no Turismo de Lisboa” acontece às 10h00 nas instalações da Associação Turismo de Lisboa.
Divulgados dados sobre o comércio mundial
A “guerra comercial” e outras tensões como o Brexit ensombram a progressão económica mundial. Dados divulgados nesta segunda-feira prometem ajudar a avaliar o impacto que situações como esta estão a ter na economia mundial e em concreto no comércio. O Gabinete de Análise da Política Económica dos Países Baixos (CPB) divulga nesta segunda-feira estimativas para o comércio mundial relativas ao último mês do ano passado. Os últimos dados disponíveis, relativos a novembro, mostram que o comércio mundial terá tido uma diminuição estimada de 1,6% face ao mês anterior.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}