Partido Trabalhista vai propor novo referendo sobre Brexit para negociar união aduaneira

  • Lusa
  • 25 Fevereiro 2019

O principal partido da oposição britânico vai avançar ou apoiar uma emenda a favor de um voto público à saída do Reino Unido da União Europeia.

O partido Trabalhista, o principal partido da oposição britânico, anunciou esta segunda-feira a intenção de propor no parlamento a realização de um novo referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

O líder Jeremy Corbyn vai dizer aos deputados trabalhistas na segunda-feira que o partido vai “apresentar ou apoiar uma emenda a favor de um voto público para impedir que um Brexit conservador adverso seja imposto no país”.

A primeira-ministra, Theresa May, vai atualizar na terça-feira os deputados sobre o processo do Brexit e submeter uma declaração, que será debatida e votada na quarta-feira, a qual será sujeita a propostas de alteração não vinculativas.

O partido Trabalhista pretende apresentar a sua própria emenda, onde defende que o governo britânico negoceie uma “união aduaneira permanente e abrangente com a UE” e “introduzir legislação primária para dar efeito estatutário a este mandato de negociação”.

O ‘Labour’ já havia dito que apoiaria um referendo como último recurso se não conseguisse eleição legislativas antecipadas ou fazer mudanças no acordo de saída negociado por May com Bruxelas. A ideia tem sido repetidamente recusada por May, que diz estar empenhada em conseguir alterações à solução para a fronteira da Irlanda do Norte, designada por ‘backstop‘, no Acordo de Saída negociado com Bruxelas.

Porém, um grande número de deputados britânicos, sobretudo eurocéticos, teme que o país fique indefinidamente numa união aduaneira com a UE, e defendem a substituição do ‘backstop‘ por “providências alternativas”. Theresa May afirmou no domingo que o chamado “voto significativo” será repetido antes de 12 de março, apenas 17 dias antes da data de saída, a 29 de março.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Partido Trabalhista vai propor novo referendo sobre Brexit para negociar união aduaneira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião