Startup Portugal vai ser parceira do IAPMEI na estratégia para o empreendedorismo

Estratégia nacional para o empreendedorismo foi lançada em 2016. Startup Portugal vai trabalhar ainda mais perto do Ministério da Economia.

A Startup Portugal – Associação Portuguesa para a promoção do Empreendedorismo (SPAPPE) vai ter um papel ainda mais ativo na promoção do empreendedorismo nacional. Para isso, vai assinar contratos-programa com o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, de acordo com informação publicada esta segunda-feira em Diário da República. Na prática, a comunicação serve apenas como “formalização daquilo que já era prática comum”, adiantou ao ECO fonte ligada ao processo.

Criada em 2016, a Startup Portugal dedica-se a promover e implementar a Estratégia Nacional para o Empreendedorismo, que tem como objetivo desenvolver o ecossistema de empreendedorismo português, promovendo o crescimento económico através da inovação e da criação de valor. No primeiro ano, a associação lançou um programa de 15 medidas que foi alargado, no ano passado, para mais 20 novas ideias e outras cinco para manter.

Entre as medidas lançadas em julho do ano passado, destacam-se uma nova linha de coinvestimento (de 100 milhões de capital nacional e outros 100 milhões de capital estrangeiro) para o incentivo à criação de fundos de investimento internacionais em Portugal, e o Tech Visa, um visto especial para empresas que queiram empregar trabalhadores de fora da União Europeia nas empresas que criem em Portugal.

Já o Startup Voucher — um apoio mensal a empreendedores que queiram começar o seu negócio e que já ajudou 688 fazedores nos últimos dois anos –, volta a ser lançado. A convocatória está aberta a 400 empreendedores a partir desta segunda-feira.

“O presente decreto-lei vem reconhecer o papel da SPAPPE no desenvolvimento de atividades de interesse público no âmbito da promoção do empreendedorismo e inovação, em estreita ligação com entidades públicas e privadas com atuação no sistema nacional de empreendedorismo”, pode ler-se no documento.

“Tendo em vista um papel ainda mais ativo da SPAPPE no apoio à implementação da Estratégia Nacional para o Empreendedorismo, estreita-se a relação da SPAPPE com a área governativa da economia e, em particular, com o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I. P., prevendo-se a celebração de contratos-programa com aquela entidade para o financiamento das suas atividades de interesse público”.

O alargamento da interação entre a Startup Portugal e o Ministério da Economia através do IAPMEI justificam-se, explica o documento, com o facto de “a visibilidade internacional do ecossistema de empreendedorismo português e o dinamismo da iniciativa empresarial de base tecnológica” estarem a contribuir “também para a atração de centros de competência tecnológicos de multinacionais”.

“De destacar também o aumento de escala das startups portuguesas, nomeadamente as primeiras a atingir um valor superior a mil milhões de euros (habitualmente designadas ‘Unicórnios’)”, explica ainda.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Startup Portugal vai ser parceira do IAPMEI na estratégia para o empreendedorismo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião