Grécia vai emitir dívida a 10 anos. Juros caem com subida do rating pela Moody’s

  • Lusa e ECO
  • 4 Março 2019

Trata-se do segundo leilão de obrigações gregas do ano, mas do primeiro desde novembro de 2017 a 10 anos e que beneficiará da vantagem da redução dos juros pagos pelo país.

A Grécia vai realizar esta semana uma emissão de dívida sindicada a 10 anos para a qual mandatou seis instituições financeiras, avançou esta segunda-feira a agência financeira Bloomberg. Trata-se do segundo leilão do ano, mas o primeiro desde novembro de 2017 a 10 anos e que beneficiará da vantagem da redução dos juros pagos pelo país depois de uma revisão em alta do rating da dívida soberana da Moody’s.

A agência de notação financeira elevou o rating em dois níveis, para B1, com o país a manter-se com uma classificação de “lixo”, na sexta-feira. A perspetiva da dívida soberana grega passou de positiva para estável, porque o programa de reformas implementadas no país está a ser considerado eficaz.

A Moody’s observou que as reformas implementadas estão a começar a dar frutos “havendo poucos riscos” de serem revertidas, se o acompanhamento rigoroso por parte das instituições de crédito for mantido. Além disso, sublinhou que a evolução orçamental está a ser “sólida” e parece que vai continuar assim devido às reformas “estruturais”. Acrescentou que a sustentabilidade da dívida pública melhorou no médio prazo graças ao pacote de medidas de alívio aprovadas em junho do ano passado.

A última vez que a Grécia esteve no mercado a emitir dívida (a cinco anos) foi no final de janeiro, quando realizou a primeira emissão desde a saída da ‘troika’ do país. Esta nova emissão de dívida a 10 anos poderá captar entre 2,0 e 2,5 mil milhões de euros, de acordo com os analistas contactados pela Bloomberg.

O Estado recuperou com sucesso o financiamento nos mercados, devido às reservas estáveis da sua tesouraria e devido “ao forte apoio dos credores”, como sublinhou a agência Moody’s. O rendimento dos títulos gregos a dez anos caíram esta sexta-feira para o nível mais baixo dos últimos 13 anos e negoceiam, esta segunda-feira, nos 3,68%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grécia vai emitir dívida a 10 anos. Juros caem com subida do rating pela Moody’s

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião