Macron alerta para “situação de urgência” na Europa

  • ECO
  • 5 Março 2019

Num artigo de opinião publicado em vários jornais europeus, o presidente francês alerta para os riscos do Brexit e para a importância das eleições europeias, "tão decisivas para o futuro".

Os perigos do Brexit, a importância das eleições europeias marcadas para este ano e a desinformação e manipulação são alguns dos desafios apontados por Emmanuel Macron no atual cenário europeu.

Num artigo de opinião publicado em vários jornais europeus e que o Diário de Notícias publica, em exclusivo e na íntegra, o presidente francês afirma que “nunca a Europa esteve em situação tão perigosa”, cenário justificado pelo “Brexit” que “é o símbolo desse perigo”. “As eleições europeias serão decisivas para o futuro do nosso continente” e isso é vale o título de “situação” de “urgência”, escreve Emmanuel Macron. “Face a essas manipulações, devemos manter-nos de pé. Orgulhosos e lúcidos. Dizer, antes de mais, o que é a Europa”, assegura.

O presidente francês refere que, não sendo o facto de pertencer ou não à União Europeia uma armadilha, os perigos passam pela “mentira” e pela “irresponsabilidade”. “Quem disse a verdade aos Britânicos sobre o seu futuro após o Brexit? Quem lhes falou da perda do acesso ao mercado europeu? Quem evocou os riscos para a paz na Irlanda com a reposição da fronteira do passado? O recuo nacionalista nada propõe; apenas rejeita, não projeta. E esta armadilha ameaça toda a Europa: os exploradores da ira, sustentados pelas falsas informações prometem mundos e fundos”, alerta.

Macron sublinha ainda que um dos grandes perigos para o projeto europeu passa pela “resignação”. “É preciso fazer mais, mais depressa”, apela, sublinhando que esse fazer passa pela base do modelo europeu”: a “liberdade humana, na diversidade das opiniões, da criação”. Para isso, Macron propõe a criação de uma Agência Europeia de proteção das democracias, que deve funcionar para cada estado “proteger o seu processo eleitoral contra os ciberataques e as manipulações“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Macron alerta para “situação de urgência” na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião