Reino Unido chega a “acordo básico” sobre tarifas em caso de Brexit sem acordo

  • ECO
  • 6 Março 2019

De acordo com o ministro ministro do comércio britânico, Governo do Reino Unido chegou a um acordo preliminar sobre a aplicação de tarifas de importação no caso de deixar a União Europeia sem acordo.

O Governo do Reino Unido chegou a um acordo preliminar sobre a aplicação de tarifas de importação no caso de deixar a União Europeia (UE) sem qualquer acordo, disse o ministro do comércio britânico, Liam Fox, advertindo, contudo, que persistem algumas escolhas difíceis, avança a Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

A Sky News informou que o Governo planeia cortar tarifas em quase todos os produtos, exceto nas áreas mais sensíveis, como carros, carne bovina, cordeiro e laticínios.

Falando aos legisladores, Liam Fox disse que os ministros seniores chegaram a um acordo preliminar, mas que é muito cedo para tornar os detalhes públicos. “É sempre possível que possam haver mais mudanças, mas houve um acordo básico”, disse.

Fox acrescentou que não foi tomada nenhuma decisão sobre se o Parlamento deveria receber detalhes sobre as tarifas antes de votar, novamente, o acordo da primeira-ministra Theresa May, a 12 de março.

O Reino Unido tem atualmente acesso sem tarifas aos mercados da UE e beneficia dos acordos comerciais da UE com outros países, mas as suas exportações enfrentarão automaticamente as tarifas da UE, se a economia sair da UE a 29 de março, sem acordos de transição.

As empresas querem saber se o Reino Unido, a quinta maior economia do mundo, aplicará tarifas recíprocas sobre as importações da União Europeia. Caso contrário, as tarifas teriam de ser levantadas sobre bens importados da maioria dos outros países, de acordo com as regras da Organização Mundial do Comércio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reino Unido chega a “acordo básico” sobre tarifas em caso de Brexit sem acordo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião