Dividendos e lucros dão ganhos de 10% às ações da Altri

A empresa liderada por Paulo Fernandes pretende distribuir 10% dos lucros aos acionistas. Dividendo vai mais que duplicar para 0,72 euros e ações disparam em bolsa.

O lucro da Altri mais do que duplicou em 2018 e a produtora de pasta de eucalipto vai dar mais dividendos aos acionistas. Os investidores aplaudiram as contas conhecidas esta quarta-feira e os títulos seguem em forte alta na bolsa de Lisboa. A meio da sessão, a Altri chegou a valorizar mais de 10% para 7,90 euros por ação.

O resultado líquido da Altri atingiu, no exercício de 2018, cerca de 195 milhões de euros, valor que compara com os 96 milhões registados um ano antes, segundo anunciou a empresa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Face ao ano anterior, o crescimento dos lucros foi de 102,5%.

Do total dos lucros, a empresa liderada por Paulo Fernandes pretende distribuir 10% aos acionistas. O dividendo por ação a ser proposto à Assembleia Geral é de 0,72 euros, o que compara com os 0,30 euros entregues do exercício de 2017.

“A decisão da Altri de aumentar o dividendo em mais de 100% apanhou muitos investidores de surpresa”, explicou o analista João Calado, do BiG – Banco de Investimento Global, numa nota de research. “A empresa afirmou que «2018 foi um ano histórico para a Altri» portanto este dividendo é provavelmente uma exceção”.

Altri dispara

“O resultado líquido por ação [EPS, na sigla em inglês] deverá cair a partir de 2019 em linha com os preços da polpa, o que tornará difícil de sustentar um dividendo tão elevado, se considerarmos a alavancagem da empresa“, referiu a nota. A dívida líquida da empresa situava-se em 433 milhões de euros, no final do ano passado.

Os resultados antes de impostos, juros, amortizações e depreciações (EBITDA) fixou-se em 292,7 milhões de euros, um crescimento de cerca de 53% face a 2017. As receitas totais da empresa aumentaram 18% para 784,8 milhões de euros, “em virtude da maior capacidade de produção demonstrada pela empresa em 2018, tendo ultrapassado 1.097 toneladas produzidas”.

Todo o setor do papel e pasta de papel segue em alta no PSI-20. Às 15h, a Altri avança 8% para 7,74 euros, enquanto a Navigator ganha 0,75% para 4,302 euros e a Semapa sobe 0,40% para 15,06 euros por ação. O índice de referência nacional avança 1,07% para 5.263,81 pontos.

No entanto, o BiG reviu em baixa a recomendação para a ação para “vender”, face ao anterior “manter”, na mesma nota. O preço-alvo é 5,75 euros por ação, o que representa um potencial de desvalorização de 26%. “A contribuir para esta revisão esteve o recente declínio acentuado nos preços da celulose, que foi ainda maior do que prevíamos. Também tivemos em conta um investimento maior do que o esperado para 2019 e a aquisição da participação remanescente na Bioelétrica“, acrescenta.

(Notícia atualização às 15h com comentário)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dividendos e lucros dão ganhos de 10% às ações da Altri

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião