Passe único em Lisboa: veja quanto pode poupar

Já pode começar a carregar o novo passe dos transportes, a partir desta terça-feira. Há uma nova tabela de preços e as poupanças podem ultrapassar os 400 euros mensais.

O novo passe único de Lisboa está disponível a partir de hoje para carregamento. Mas atenção, o novo título só entra em vigor a 1 de abril. A mudança no sistema de mobilidade da Área Metropolitana de Lisboa (AML) permite viajar em todos os transportes coletivos dos 18 concelhos, com um custo máximo de 40 euros por pessoa. Para quem não precisa de carregar já o título, foi criado um passe de transição, com o preço de dez euros e validade de sete dias.

Para famílias, o teto máximo são 80 euros, independentemente da dimensão do agregado familiar. Contudo, esse desconto apenas entrará em vigor em julho, “por questões técnicas”.

Para os residentes de Lisboa que pretendam circular apenas no concelho o preço do título mensal dos transportes ficará nos 30 euros. Para famílias, com dependentes entre os 13 e os 23 anos, pagam 60 euros. Ou seja, o equivalente a dois passes mensais. Crianças até aos 12 anos continuam isentas de tarifas. Também os habitantes dos outros concelhos da AML podem viajar por 30 euros por mês, desde que não ultrapassem as fronteiras do mesmos.

No caso de ter mais de 65 anos, a fatura será no máximo 20 euros. Por exemplo, um sénior que efetue o percurso de Setúbal para Lisboa, que atualmente paga um passe no valor de 120,8 euros, poupará mensalmente 100,8 euros.

O ECO elaborou 12 simulações, com diferentes combinações de transportes e percursos. Se diariamente utiliza mais do que um meio de transporte para de deslocar, fique a saber até quanto pode poupar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Passe único em Lisboa: veja quanto pode poupar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião