Governo analisa corredor para transportes públicos na Vasco da Gama

  • ECO
  • 19 Março 2019

O Governo quer "garantir a máxima fiabilidade do serviço entre o [novo aeroporto do] Montijo e Lisboa". Para isso, está a estudar a criação de um corredor na ponte dedicados aos transportes públicos.

O aeroporto do Montijo vai fazer surgir uma saída específica na Ponte Vasco da Gama para dar acesso à nova infraestrutura. Mas não só. O Governo está, também, a estudar a possibilidade de criar um canal dedicado aos transportes públicos, com o objetivo de “garantir a máxima fiabilidade do serviço entre o Montijo e Lisboa”, avançou fonte do Ministério das Infraestruturas e Habitação ao Diário de Notícias (acesso pago).

O CEO da ANA, Thierry Ligonnière, já tinha, também, falado na ideia de criar um corredor de transportes públicos, que facilitasse a travessia do Tejo pela via rodoviária. Contudo, ainda não se sabe como é que deverá funcionar a circulação de trânsito naquela que é uma das principais vias de acesso à capital portuguesa. Todos os dias, passam na Vasco da Gama cerca de 62 mil carros.

Quando o aeroporto do Montijo estiver pronto, os acessos ao centro de Lisboa vão fazer-se, também, através do rio. De acordo com a equipa do ministro Pedro Nuno Santos, “as ligações fluviais entre Lisboa e o cais do Seixalinho [Montijo] estão a ser devidamente ponderadas em articulação com o Ministério do Ambiente e da Transição Energética”.

A criação do novo aeroporto do Montijo vem combater a falta de capacidade do aeroporto da Portela, que está no limite. Vítor Costa, presidente da Região de Turismo de Lisboa, considera que a “Portela é decisiva”, mas lembra, por outro lado, que se o Montijo não avançar, então toda a atividade turística terá de ser repensada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo analisa corredor para transportes públicos na Vasco da Gama

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião