Hoje nas notícias: Bosch, João Galamba e telemóveis

  • ECO
  • 21 Março 2019

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A Bosch anunciou que vai reforçar em Portugal, prevendo contratar mais 500 trabalhadores. No Governo, o uso de telemóveis oferecidos por empresas está na senda das preocupações. Há que prevenir e o Executivo decidiu desaconselhá-lo, devido, sobretudo, à possibilidade de espionagem. Já na pasta da Energia, João Galamba afirma que a venda de barragens da EDP pode trazer mais concorrência no país.

Bosch vai contratar mais 500 trabalhadores em Portugal

A multinacional alemã, que já emprega cerca de 5.800 pessoas em Portugal, vai contratar mais 300 trabalhadores para o seu complexo de Braga, ainda este ano. Além destes, a Bosch prevê, também, o investimento de mais 110 milhões de euros em projetos de inovação, o que representa outras 200 novas contratações, sobretudo de profissionais da área das engenharias e ligados à investigação e desenvolvimento (I&D).

Leia a notícia completa em Jornal de Negócios (acesso pago).

Venda de barragens da EDP traz concorrência, diz João Galamba

João Galamba, secretário de Estado da Energia, considera que a EDP está a “investir fortemente no solar e no eólico em Portugal”, pelo que o facto de a empresa ter anunciado que quer alienar centrais térmicas e barragens em Portugal não é “nenhum desinvestimento”. Galamba disse ainda que a transferência de propriedade até pode ter um impacto positivo, no sentido em que aumenta a concorrência. “Se a EDP tiver um peso menor nas hídricas — hoje tem quase o monopólio neste setor, temos ainda a Iberdrola com a cascata do Tâmega –, se vender barragens e se as barragens forem para uma empresa, há um efeito que teremos seguramente que é um aumento da concorrência em Portugal”, afirma.

Leia a entrevista completa em Jornal de Negócios (acesso pago).

Governo “desaconselhou” uso de telemóveis oferecidos

O Executivo quer estar um passo à frente no que toca à segurança. Ciente de que várias empresas, entre elas as chinesas como a Huawei, terem “inundado departamento públicos” com ofertas de dispositivos que não oferecem garantias de confiança quanto a serem potenciais meios de espionagem industrial e política, o Governo português decidiu desaconselhar o uso de telemóveis, computadores e quaisquer outros dispositivos informáticos oferecidos por empresas a funcionários da administração do Estado. Ainda que a recomendação do Executivo não especifique marcas, refere-se “a todos os telemóveis oferecidos em geral, mas em alguns em particular”.

Leia a notícia completa em Público (acesso pago).

Um terço das vagas para o médico de família fica por ocupar

O último concurso para médicos de família só cativou 73 profissionais para ocupar as 113 vagas disponíveis. Os 40 lugares que ficaram por ocupar correspondem a mais de um terço das vagas, sendo que o problema é mais grave na região de Lisboa e Vale do Tejo. É também nesta região que se regista o maior número de utentes sem médico de família, mais de meio milhão de pessoas.

Leia a notícia completa em Jornal de Notícias (acesso pago).

Vagas anunciadas pelo Ministério ocupadas por auxiliares que já estão nas escolas

As cerca de mil vagas para assistentes operacionais anunciadas pelo Ministério da Educação há um mês podem vir a ser todas ocupadas por funcionários que já estão a trabalhar nas escolas. Os diretores e os sindicatos estão preocupados com essa possibilidade que dizem que não resolveria o problema estrutural de auxiliares no terreno. Esta é, aliás, uma das principais razões para a greve do pessoal não docente desta quinta-feira e que se prolonga até amanhã. Já o Ministério afirma que podem concorrer a este concurso “candidatos com vínculo temporário à administração pública”, embora acredite que a maioria desses trabalhadores já tenha entrado no programa de regularização de trabalhadores precários.

Leia a notícia completa em Diário de Notícias (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Bosch, João Galamba e telemóveis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião