5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que os trabalhadores não docentes da Frente Comum fazem greve a nível nacional, termina o Conselho Europeu, no dia do 25.º aniversário do Espaço Económico Europeu.

No último dia da semana, há o segundo dia de greve dos trabalhadores não docentes da Frente Comum, que lutam, entre outros motivos, por aumentos salariais. No mesmo dia, o Banco de Portugal publica os indicadores coincidentes, enquanto o Instituto Nacional de Estatística divulga as estatísticas da atividade dos transportes. Ao mesmo tempo, termina o Conselho Europeu, ao fim de dois dias de reuniões.

Greve dos não docentes da Frente Comum

Esta sexta-feira é o segundo dia de greve nacional dos trabalhadores não docentes da Frente Comum. Na base desta luta estão, entre outros motivos, os aumentos salariais, a falta de pessoal não docente e o recurso a contratos precários, lê-se no site do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas. “Exigem que o Ministério da Educação (…) se deixe de promessas e tome as medidas necessárias para a resolução dos principais problemas que afetam a qualidade da Escola Pública e os direitos dos trabalhadores”.

Banco de Portugal publica indicadores coincidentes

Esta sexta-feira, o Banco de Portugal (BdP) divulga os indicadores coincidentes referentes à atividade económica e ao consumo privado em fevereiro. Estes indicadores procuram “captar a evolução subjacente da variação homóloga do respetivo agregado macroeconómico”. Recorde-se que, em janeiro, o indicador coincidente mensal para a atividade económica aumentou, depois de ter estabilizado nos últimos meses, e o indicador coincidente mensal para o consumo privado manteve o perfil de redução iniciado em março do ano passado.

Termina o Conselho Europeu, em Bruxelas

Fica concluído esta sexta-feira, ao fim de dois dias, a reunião de Chefes de Estado e de Governo dos Estados-membros da União Europeia, presidida por Donald Tusk. O Conselho tem sido dominado pela questão do Brexit e do prazo a dar ao Reino Unido para sair da União Europeia. Neste último dia, os líderes europeus assinalam o 25.º aniversário do Espaço Económico Europeu, tendo como convidados os primeiros-ministros da Islândia, do Liechtenstein e da Noruega. Às 12h15 há uma conferência de imprensa com Donald Tusk e Jean-Claude Juncker.

INE publica estatísticas dos transportes

Como estiveram os transportes no último trimestre do ano passado? O Instituto Nacional de Estatística (INE) responde a essa pergunta esta sexta-feira, com a publicação das estatísticas da atividade dos transportes. Os números vão incluir dados do transporte aéreo, de mercadorias e dos ferroviários. No período homólogo — quarto trimestre de 2017 –, a atividade dos transportes aumentou de uma forma generalizada e, nos aeroportos, foram transportados 11,9 milhões de passageiros. Como serão os dados de 2018?

Assembleia Geral de acionistas da Lisnave

Os acionistas da Lisnave reúnem-se esta sexta-feira em Assembleia Geral anual para aprovar os resultados referentes a 2018. Recorde-se que, em 2017, a empresa de reparação naval apresentou um lucro de 1,95 milhões de euros, representando uma quebra de cerca de 70% face ao ano anterior (6,7 milhões de euros). No relatório de contas apresentado na altura, a Lisnave referiu que enfrentou “condições de mercado particularmente adversas”, “agravadas pelo efeito decorrente do registo de um elevado nível de imparidades de dívidas a receber”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião