BCP e EDP Renováveis ditam novas perdas em Lisboa

A bolsa nacional volta a estar marcada pelos receios sobre a saúde da economia europeia e mundial. PSI-20 acompanha as perdas da Europa, com o BCP e a EDP Renováveis entre os destaques negativos.

A aversão ao risco continua a imperar. A bolsa nacional está em queda, dando continuidade ao tombo de mais de 2% com que encerrou a última sessão. O PSI-20 está a ser condicionado pelo deslize dos títulos da EDP Renováveis e do BCP. Na Europa, volta-se a assistir novamente a uma sessão de perdas, numa altura em que os investidores se mantêm receosos relativamente à saúde da economia europeia, mas também mundial.

O PSI-20 iniciou a sessão a deslizar 0,44%, para os 5.137,7 pontos, com 11 dos seus 18 títulos em terreno negativo. O índice bolsista nacional acompanha as perdas dos pares europeus. O Stoxx Europe 600, índice que agrega as 600 maiores capitalizações bolsistas europeus recua 0,5%.

A Mota-Engil é a cotada que mais perdas regista neste arranque de sessão, com as ações da construtora a recuarem 4,06%, para os 2,01 euros. Contudo, é à EDP Renováveis e ao BCP que cabe a maior responsabilidade pelo recuo a que se assiste na praça bolsista lisboeta.

As ações da participada da EDP recuam 1,64%, para os 8,4 euros, no dia em que o CaixaBank BPI elevou o respetivo preço-alvo para finais de 2019, dos 9,60 euros para os 10,60 euros, e a recomendação manteve-se em “comprar”. A casa de investimento diz manter uma visão positiva em termos fundamentais, embora reconhecendo o free-float limitado como uma preocupação.

Relativamente à EDP, a opção foi aumentar a recomendação para “comprar” e o preço-alvo para finais de 2019 passar dos 3,55 euros para os 3,80 euros, “perante o potencial de valorização em termos fundamentais e os catalisadores de eventuais movimentos de consolidação (M&A)”, como refere o banco. Neste cenário, a EDP acaba por se destacar pela positiva em bolsa. Os seus títulos fogem ao sentimento negativo, liderando nas subidas: 0,58%, para os 3,45 euros por ação.

Já o BCP volta a destacar-se pela negativa nesta sessão, com os seus títulos a perderem 1,35%, para os 21,85 cêntimos. De salientar que a banca é um dos setores mais penalizados quando há receios face à evolução da economia.

(Notícia atualizada às 8h27 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP e EDP Renováveis ditam novas perdas em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião