Revista de imprensa internacional

  • ECO
  • 25 Março 2019

Falta de provas de conluio entre Trump e Moscovo, compra da Careem pela Uber Technologies, quebra de agências bancárias em Espanha, visita encurtada de Netanyahu aos EUA e Boeing fazem notícia.

O relatório do procurador especial norte-americano Robert Mueller que concluiu não existirem provas de acordo ou coordenação entre a equipa de campanha de Donald Trump e Moscovo nas eleições presidenciais de 2016 faz manchetes em várias publicações nesta segunda-feira. Neste mesmo dia é dado conta que a Uber Technologies parece já ter tudo acertado para comprar a rival Careem por 3,1 mil milhões de dólares, sabendo-se ainda que a Boeing convidou mais de 200 pilotos, líderes técnicos e reguladores para uma sessão de informações, visando voltar a colocar o modelo 737 Max no serviço comercial. Em Espanha, o número de agências bancárias continua a cair. Sabe-se também que Netanyahu encurtou a visita aos EUA após ataque de Gaza.

Cinco Días

Número de agências bancárias em Espanha em mínimos de 1980

O número de agências bancárias não pára de cair em Espanha. Depois de em setembro de 2008 terem atingido um máximo histórico de 45.707, o número de agência bancárias que tinham portas abertas no final de 2018 situava-se num total de 26.011. Os números são avançados pelo Cinco Días que cita dados do Banco de Espanha. Feitas as contas, trata-se do número mais baixo desde pelo menos 1980. A quebra do número de agências resulta da crise financeira, da onda de fusões e aquisições, da digitalização do setor e da necessidade de reduzir custos. Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso grátis)

The Wall Street Journal

Relatório de procurador especial conclui não haver provas de conluio entre campanha de Trump e Moscovo

O procurador especial norte-americano Robert Mueller concluiu, após quase dois anos de investigação, não existirem provas de acordo ou coordenação entre a equipa de campanha de Donald Trump e Moscovo nas eleições presidenciais de 2016. As conclusões do relatório, divulgadas, este domingo, pelo secretário da Justiça norte-americano, William Barr, constituem uma incontestável vitória para o Presidente dos Estados Unidos, que há meses repetia não ter havido qualquer “conluio”, e melhoram as suas perspetivas de uma reeleição em 2020. “As investigações do procurador especial não determinaram que a equipa da campanha eleitoral de Trump ou qualquer pessoa a ela associada se tenha entendido ou coordenado com a Rússia nos seus esforços para influenciar a eleição presidencial norte-americana de 2016”, indicou Barr numa mensagem de correio eletrónico de quatro páginas enviada ao Congresso e tornada pública logo a seguir. Leia a notícia completa no The Wall Street Journal (acesso pago)

Bloomberg

Uber vai fechar negócio de 3,1 mil milhões de dólares para comprar rival Careem

O anúncio oficial é esperado esta terça-feira, mas já parece estar tudo acertado para a Uber Technologies Inc, comprar a rival Careem por 3,1 mil milhões de dólares (2,74 mil milhões de euros). O negócio com a empresa sediada no Dubai tem duas vertentes: o pagamento em dinheiro de 1,4 mil milhões de dólares (1,23 mil milhões de euros) e 1,7 mil milhões de dólares (1,5 mil milhões de euros) em ações convertíveis da Uber a um preço de 55 dólares por ação. Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado). Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado)

Reuters

Boeing convida mais de 200 pilotos, técnicos e reguladores para sessão de esclarecimento

A Boeing convidou mais de 200 pilotos de várias companhias aéreas, líderes técnicos e reguladores para uma sessão de informações, com o objetivo de voltar a colocar o modelo 737 Max no serviço comercial. Esta reunião é um sinal de que a correção no software da Boeing está quase pronta, embora ainda precise de aprovação regulatória. A sessão vai decorrer esta quarta-feira em Renton, Washington, e faz parte de um plano da empresa para discutir com todos os atuais e futuros operadores do 737 Max e reguladores as novas atualizações de software. Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

The Guardian

Netanyahu encurta visita aos EUA após ataque de Gaza

O primeiro-ministro israelita decidiu encurtar a visita aos Estados Unidos, depois de um morteiro lançado a partir da Faixa de Gaza ter atingido uma casa na comunidade de Mishmeret, a norte da cidade de Kfar Saba, provocando um incêndio e destruindo a habitação. Seis pessoas que lá habitavam ficaram feridas, a maioria com ferimentos ligeiros, segundo o último balanço das autoridades. “Houve um ataque criminoso ao Estado de Israel e nós responderemos com força”, afirmou Netanyahu. Leia a notícia completa no The Guardian (acesso grátis)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião