Poiares Maduro: “Rede familiar no Governo atingiu níveis nunca antes vistos”

O anterior ministro de Pedro Passos Coelho é crítico sobre a nomeação de familiares para cargos no Governo.

O tema voltou à baila depois de Paulo Rangel ter vindo defender que o Presidente da República já devia ter avisado o primeiro-ministro para não repetir o que chama de “promiscuidades familiares” no Governo. Em entrevista à agência Lusa, Rangel considerou que a existência de vários casos de ligações familiares em gabinetes de governantes de António Costa “não é normal e constitui um atentado gravíssimo ao princípio republicano”.

Também a coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu este domingo que o Governo e o Partido Socialista devem refletir sobre a prática de ocupação de cargos públicos por “pessoas com muitas afinidades”.

Sobre este tema, Miguel Poiares Maduro disse esta segunda-feira, no fórum da TSF, que “não é algo normal, embora em Portugal não são casos únicos, ganharam uma certa normalidade”. Mas afirma que “a rede familiar no Governo atingiu níveis nunca antes vistos”.

O antigo ministro Adjunto e Desenvolvimento Regional aponta dois problemas às nomeações de familiares para o Governo:

  1. “O Governo não é um conjunto de ministros, é um órgão colegial. [Os ministros] têm de se escrutinar uns aos outros”.
  2. E o “problema de favorecimento dos que nos são próximos”. Poiares Maduro diz que esta situação “não é exatamente nepotismo, porque não se nomeou familiares. Foram mais nomeações cruzadas”. O ex-ministro de Passos Coelho prefere usar o termo anglo-saxónico de ‘cronyism, ou seja, “favorecimento dos que nos são próximos e que, pela proximidade, têm essa possibilidade de mostrar méritos que outros não têm”.

Miguel Poiares Maduro defende ainda, em declarações à TSF, que o papel da Cresap (Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública) “devia ser reforçado”.

Este fim de semana, em entrevista ao Jornal de Negócios e à Antena 1, Poiares Maduro já tinha defendido que “há um conflito de interesses em ter ministros que são familiares”. No atual Governo, por exemplo, o ministro da Segurança Social, Vieira da Silva, é pai de Mariana Vieira da Silva, atual ministra da Presidência e da Modernização Administrativa. Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, é casado com Ana Paula Vitorino, ministra do Mar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Poiares Maduro: “Rede familiar no Governo atingiu níveis nunca antes vistos”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião