Pedro Nuno Santos defende esposa. “Catarina é uma excelente profissional”, diz no Facebook

O recém-nomeado ministro Pedro Nuno Santos reagiu no Facebook à polémica em torno da nomeação da esposa para chefe de gabinete de Duarte Cordeiro.

O ministro Pedro Nuno Santos reagiu à polémica causada pela nomeação da esposa, Ana Catarina Gamboa, para o cargo de chefe de gabinete do secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, cargo ocupado pelo próprio até 17 de fevereiro. “A Catarina, que é a minha mulher e a mãe do meu filho Sebastião é, também, a Catarina Gamboa: excelente profissional, pessoa de enorme competência e confiança”, escreveu o governante no Facebook.

Reconhecendo que “o povo tem o direito de questionar e de querer garantir que os cargos de poder político não são usados para que alguns se sirvam a si e às suas famílias, o recém-nomeado ministro das Infraestruturas e da Habitação aponta também que os políticos devem também “responder, com verdade, às dúvidas e perplexidades que possam surgir”.

Assim, num texto com mais de 4.300 carateres e 730 palavras, o ministro diz sentir “o dever de relatar de forma breve” a história do casal, como mostra a publicação completa mais acima neste artigo. “Faço-o, não apenas por sentir esse dever para com o povo português, mas também por respeito ao Duarte [Cordeiro] e, sobretudo, à Catarina [Gamboa], que não merece ser menorizada no seu percurso profissional — que nada deve a mim — apenas por ser minha mulher”, remata Pedro Nuno Santos.

Dito isto, o ministro assume compreender “que o grau de escrutínio público” a que o casal está sujeito pelos cargos que ambos ocupam “não possa ser banal”. Mas conclui: “É por compreender essa necessidade de transparência que também gostaria que compreendessem que não posso abdicar da defesa de um princípio que considero muito importante: o de que ninguém deve ocupar uma função profissional por favor, como ninguém deve ser prejudicado na sua vida profissional por causa do marido, da mulher, da mãe ou do pai”.

O caso de Pedro Nuno Santos e de Ana Catarina Gamboa é a terceira relação familiar no Governo. A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, é casada com o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, é filha do ministro do Trabalho e da Segurança Social, José Vieira da Silva.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pedro Nuno Santos defende esposa. “Catarina é uma excelente profissional”, diz no Facebook

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião