“Não vamos vender nenhuma central para já. Não está decidido nada”, afirma António Mexia

António Mexia disse esta terça-feira, enquanto falava à margem do Energy Startups Matchmaking Day, que, para já, a EDP não vai vender nenhuma central hídrica ou térmica.

António Mexia, presidente executivo da EDP, avançou esta terça-feira que a decisão sobre o plano de venda de ativos da empresa na Península Ibérica, anunciado há cerca de de duas semanas em Londres, ainda não está tomada. “Não vamos vender nenhuma [central hídrica ou térmica] para já. Não está decidido nada”, disse Mexia, durante o evento Energy Startups Matchmaking Day.

O plano estratégico 2019-2022 da elétrica, apresentado no início do mês, implica um forte reforço no segmento da energia renovável, com um investimento de sete mil milhões de euros, mas também a redução de dívida e a manutenção da remuneração acionista. Para isso, a EDP prevê encaixar mais de dois mil milhões de euros com a venda de ativos, incluindo centrais na Península Ibérica, e outros quatro mil milhões de euros com rotação de ativos.

 

Para já, Mexia garante que ainda não está nenhuma decisão tomada. Mas o secretário de Estado da Energia, João Galamba, já disse, na semana passada, considerar que os planos da EDP de alienação de ativos na Península Ibérica, nos próximos anos, não significam um desinvestimento no país, antes pelo contrário.

Galamba espera mesmo que esses planos resultem num aumento da concorrência. Em entrevista ao Jornal de Negócios, o secretário de Estado da Energia afirmou ainda que o Executivo não terá qualquer intervenção na oferta pública de aquisição (OPA) em curso.

“A EDP, ou outra qualquer empresa, fará como entender”, disse Galamba. “Se a EDP tiver um peso menor nas hídricas – hoje tem quase o monopólio neste setor, temos ainda a Iberdrola com a cascata do Tâmega –, se vender barragens e se as barragens forem para uma empresa, há um efeito que teremos seguramente que é um aumento da concorrência em Portugal”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Não vamos vender nenhuma central para já. Não está decidido nada”, afirma António Mexia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião