Hoje nas notícias: EDP, ADSE e IMI

  • ECO
  • 27 Março 2019

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O dia arranca com a notícia de que as autarquias serão obrigadas a devolver milhões de euros em IMI a empresas eólicas. Já a EDP decidiu que vai pagar as coimas de 2,5 milhões de euros interpostas pelo Banco de Portugal. Na saúde, um estudo mostrou que os utentes da ADSE vão ao médico mais vez do que aqueles que têm seguro de saúde e, na educação, o ministério da Defesa quer instalar creches nos quartéis para atrair mais mulheres para a vida militar.

Câmaras obrigadas a devolver milhões de IMI às eólicas

A Justiça decidiu e as câmaras terão de pagar a várias eólicas, como a EDP, vários milhões de euros em Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). A decisão foi tomada pelos tribunais, que deram razão a estas empresas no que diz respeito ao diferendo sobre tributação. Embora o Fisco possa adiantar esses pagamentos, as verbas terão de ser suportadas pelas próprias autarquias. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

EDP vai pagar coimas de 2,5 milhões ao Banco de Portugal

A EDP decidiu que não vai recorrer da aplicação de uma coima de 2,5 milhões de euros que lhe foi aplicada pelo Banco de Portugal (BdP), avança o Jornal de Negócios esta quarta-feira. Em causa está um processo de contraordenação por alegado incumprimento de regras de serviços de pagamento que a elétrica disse ter em curso em agosto do ano passado no relatório e contas do primeiro semestre. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

ADSE tem mais idas ao médico do que os seguros

Por ano, os utentes da ADSE vão cerca de sete vezes aos hospitais privados. Já quem tem um seguro de saúde vai em média cinco vezes. A conclusão é de um estudo da Deloitte encomendado pela Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP). A diferença de 26,4% pode ter várias explicações, mas parece apontam para um problema de consumos excessivos que deve ser atacada pela ADSE, já que a situação de excedente não vai durar se não forem tomadas medidas para aumentar a sustentabilidade do sistema. Uma das razões que pode explicar esta situação é o baixo preço pelas consultas (3,99 euros no regime convencionado), o que resulta que cada ida ao médico custe em média mais 30% aos utentes dos seguros. Mas também a ausência de limites na ADSE aos cuidados de saúde. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Governo quer creches em quartéis para ter mais mulheres militares

O Ministério da Defesa tem um plano para atrair mais mulheres, e voluntários em geral, para a vida militar. A ideia passa pela criação de creches e jardins-de-infância em unidades militares e nos serviços centrais do Ministério, uma proposta que já foi colocada em cima da mesa pelo ministro da Defesa. De acordo com os dados do Ministério, as mulheres têm um peso de 20% no total de militares, civis e militarizados das Forças Armadas, um valor que é considerado baixo para a Defesa. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Relações familiares no Governo requerem “cultura de decoro institucional”

Numa altura em que as relações familiares no Governo estão a marcar a atualidade, com Marcelo Rebelo de Sousa a relembrar que “família de Presidente não é Presidente”, explicando que prefere “não confundir as duas realidades”, a situação continua a alimentar a opinião pública. Para o presidente da Associação Cívica Integridade e Transparência, para não haver tantas relações familiares Governo “era preciso alguma cultura de decoro institucional”. Leia a notícia completa no Jornal I (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: EDP, ADSE e IMI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião